Livro Plantas do Brasil - Volume I

UM GUIA DETALHADO PARA A IDENTIFICAÇÃO DE ÁRVORES DO BRASIL.

livro-img1

ISBN 978-85-68381-00-7
Autor: Daniel Saueressig
- Tamanho 21 x 30 cm;
- Número total de páginas: 432;
- Material luxuoso, totalmente impresso em papel couchê liso 115 g;
- Encadernação em capa dura e impressão policromática;
- 200 espécies - duas páginas para cada espécie, sendo uma de informações textuais e outra de fotografias;

Apresentação O presente volume, que dá início à série - PLANTAS DO BRASIL - ÁRVORES NATIVAS - , abrange inicialmente 200 árvores que ocorrem naturalmente em algum lugar do território nacional. Numéricamente é uma abordagem ainda modesta, em relação ao grande número de árvores nativas que ocorrem no Brasil, porém significativa na popularização e difusão do conhecimento sobre a biodiversidade de nossas belas e ricas florestas.
Toda a série, estimada inicialmente em mais de 10 volumes, será lançada paulatinamente nos próximos anos e abrangerá mais de 2.000 espécies arbóreas, dos mais diversos recantos do Brasil. É o resultado, que aqui começa ser divulgado, de vários anos de estudos, pesquisas e diversas expedições botânicas realizadas pelo país.

livro-img2
 
A obra tem como objetivo principal proporcionar um fácil reconhecimento das árvores, através de descrições e imagens, auxiliando os interessados no processo de identificação botânica e incentivando essa apaixonante atividade, que é o estudo e a observação da nossa flora.
Indiretamente visa impulsionar o conhecimento e difundir informações sobre nossas árvores nativas, especialmente sua correta identificação e potencial de utilização, procurando com isso sensibilizar e conscientizar as pessoas sobre os benefícios e importância em conservar áreas arborizadas.
Destinado especialmente para Engenheiros Florestais, Biólogos, Engenheiros Agrônomos, Engenheiros Ambientais, Ecólogos, Paisagistas e demais técnicos envolvidos em tarefas que exijam o reconhecimentos de espécies florestais, serve também para os demais interessados no tema, que admiram a natureza e o mundo das plantas.

 livro-img3

Na descrição das espécies, são fornecidos o nome científico atualmente válido, sinonímias botânicas, nomes populares, descrição morfológica, fenologia, usos, ecologia, propagação e distribuição geográfica.
As fotografias são autorais e foram obtidas em campo, nas condições naturais de luminosidade, procurando por padrão retratar aspectos importantes, como da folha, ramo e casca, que permitem o reconhecimento de uma espécie mesmo em estado vegetativo (desprovida de flores ou frutos). Sempre que possível foram feitas 7 fotografias, dentre elas elas: indivíduo isolado (1), ramo (2), par de folhas exibindo ambas as faces (3), casca externa (4), flor (5), fruto (6) e semente (7).


Fonte e mais informações: http://editoraplantasdobrasil.com.br/loja/item/Plantas-do-Brasil-%252d-Arvores-Nativas-Vol.1.html

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan