Professor da UnB lança quadrinhos sobre arquitetura de Brasília

Docente diz já ter sido demitido por caricaturar professores na escola.
Artista afirma não ter tido trabalho algum no período envolvendo o projeto.


Trecho do livro do professor da UnB Frederico Flósculo (Foto: Arquivo Pessoal)
Trecho do livro do professor da UnB Frederico
Flósculo (Foto: Arquivo Pessoal)

O professor de arquitetura da Universidade de Brasília (UnB) Frederico Flósculo lançou um livro de ficção, em formato de história em quadrinho, que revisita os monumentos da capital, por meio de uma garota em dúvida se pretende ou não seguir a carreira de arquiteta.
Com a ajuda de ninguém menos que Lúcio Costa, a menina descobre segredos sobre os traços de cartões-postais de Brasília, como o Palácio da Alvorada e os Eixos Rodoviários. Na aventura, ela chega a se transformar em um legítimo calango do cerrado, testemunhando até uma briga entre Dilma Rousseff e Barack Obama.
Após um ano e meio se debruçando sobre os desenhos, o professor se considera satisfeito com o resultado da publicação. “Comecei fazendo uma caricatura da minha filha nas manifestações de 2013 e isso virou uma historiazinha, que levou a outra. Terminei criando uma personagem adolescente de Brasília que amava a cidade e queria conhecer a alma do local”, diz. A decisão de chamar o livro “Thalija” se deve ao nome das filhas de Flósculo: Thaís, Lívia e Jaina.
Segundo Flósculo, criar as ilustrações não deu trabalho. “Nunca precisei sentar [de forma forçada] para desenhar. Sempre foi na fila do banco, na fila do avião”, diz. “Foi sempre num ócio criativo, num momento que não era de trabalho.”
Aos 56 anos, ele relata que o interesse pelos rascunhos vem desde criança. Na infância, ele foi expulso duas vezes de um colégio religioso por fazer caricatura dos professores. Ele compara os episódios à falta de incentivo que ele encontra no meio universitário.

“A arte não é valorizada nem na carreira docente. O padrão Capes [que cria diretrizes do Ministério da Educação para nível superior] não valoriza as artes. O professor-artista é uma esquisitice a ser eliminada da equipe”, critica.
Professor Frederico Flósculo na Câmara Legislativa do DF (Foto: Solange Andrade/Arquivo Pessoal)Frederico Flósculo na Câmara Legislativa
do DF (Foto: Solange Andrade/Arquivo Pessoal)
Próximos planos
Mal concluído o quadrinho “Thalija” —  com tiragem de 500 exemplares a R$ 30 — , o professor já trabalha em outro projeto. Desta vez, ele pretende criar uma revista semestral também sobre o tema brasiliense. “Ela vai mostrar os quadros urbanos e vai ser totalmente dedicada à sátira, ao sarcasmo que é viver em Brasília.”
Também crê na possibildade de acrescentar uma aula de ateliê em histórias em  quadrinhos entre as disciplinas do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade de Brasília (UnB) em até dois anos. Flósculo é profesor da instituição há 24 anos.
Ele diz ter percebido o desejo dos estudantes no lançamento do livro, na quarta-feira passada (8). O professor afirma que os estudantes compartilham a mesma paixão pelo desenho, mas deixam de desenvolver o gosto ao longo do curso. “O aluno vira um técnico cada vez menos criativo. Em todos os anos em que ensinei, percebi que nem eu nem mais os alunos estávamos desenhando nada. A paixão é abandonada”, conta.

Fonte: http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2015/07/professor-da-unb-lanca-quadrinhos-sobre-arquitetura-de-brasilia.html

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan