Museu de Arte Contemporânea de Tóquio promove exposição sobre Oscar Niemeyer

Museu de Arte Contemporânea de Tóquio promove, a partir de 18 de julho, a maior retrospectiva japonesa já realizada sobre a obra de Oscar Niemeyer. Com curadoria de Yuko Hasegawa e expografia a cargo do escritório SANAA, cujo trabalho foi profundamente influenciado pelo arquiteto brasileiro, “Oscar Niemeyer: The Man Who Built Brasilia” é um tributo ao arquiteto cujo último prêmio recebido antes de falecer em 2012 foi o Praemium Imperiale, concedido pela família imperial do Japão em 2004.
mostra também marca os 120 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão, destacando o legado criativo desses países à luz dos Jogos Olímpicos – que acontecerão no Rio de Janeiro em 2016 e em Tóquio em 2020.
As galerias do museu exibirão modelos de várias escalas de alguns dos edifícios mais aclamados de Niemeyer, colocados contra um pano de fundo branco que evoca a qualidade radiante da luz natural dos trópicos. Vídeos documentando aspectos do cotidiano de Niemeyer, bem como uma coleção de documentos que mostram o processo de concepção e construção dos edifícios de Brasília, também serão exibidos na mostra.
Catedral de Brasília. © flickr Christoph Diewald
Catedral de Brasília. © flickr Christoph Diewald
“Oscar Niemeyer: The Man Who Built Brasilia” será inaugurada no dia 18 de julho e permanece em cartaz até 12 de outubro no Museu de Arte Contemporânea de Tóquio.

Fonte: "Museu de Arte Contemporânea de Tóquio promove exposição sobre Oscar Niemeyer" 17 Jul 2015.ArchDaily Brasil. Acessado 18 Jul 2015http://www.archdaily.com.br/br/770405/o-museu-de-arte-contemporanea-de-toquio-promove-exposicao-sobre-oscar-niemeyer

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan