Manual para produção de mudas florestais

19:07
 
0


A produção de mudas florestais, entre as atividades da silvicultura é uma das mais importantes, pois representa o inicio de uma cadeia de operações que visam o estabelecimento de florestas e povoamentos. 

Desta forma, o sucesso da implantação e da produção florestal estão diretamente relacionados a qualidade das operações de viveiro e do seu produto, que são as mudas. O planejamento, a instalação e a operação de viveiros tem propiciado cada vez mais a atuação de Engenheiros Florestais neste segmento. 

A necessidade de produzir mudas com melhor qualidade e menor custo é um desafio constante, e que tem exigido a capacitação e atualização dos profissionais que atuam nesta atividade. A necessidade de produção de mudas em escala comercial, resultado da crescente demanda de produtos florestais, tem levado a multiplicação de viveiros no sul do Brasil, bem como a adoção de sistemas mecanizados de produção. Diversos equipamentos para uso em viveiro tem sido desenvolvidos nos últimos anos, destacando-se semeadeiras, pulverizadores, equipamentos de irrigação. 

Esta apostila, embora seja um documento ainda parcial, foi elaborada com o objetivo de auxiliar os acadêmicos , nas disciplinas de silvicultura, em assuntos relacionadas a instalação de viveiros e produção de mudas. São abordados, especialmente os sistemas de produção (em recipientes e raiz-nua), além dos principais insumos e materiais necessários.

Clique no botão para fazer o download






Autor:  Prof. Lauri Amândio Schorn, M.Sc
Universidade Regional de Blumenau Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Engenharia Florestal


0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan