O que as mudanças do clima tem a ver com os Arquitetos/Urbanistas?

· 

O interessante vídeo realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, dentro da Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis, conta e ilustra como as emissões de gases de efeito estufa incidem em riscos naturais e, consequentemente, nas cidades.
A falta de uma conciência ambiental e o crescimento indeterminado das cidades, sem planejamento, aliado ao consumismo exarcebado, são os principais vilões para o aumento de emissão de gases de efeito estufa.
Os arquitetos e urbanistas devem contribuir para evitar a emissão de gases de efeito estufa. Como? Evitando que a cidade se espraie e amplie a mancha urbana, evitar que a mancha urbana cresça em áreas de riscos naturais (salvando milhões de vidas), evitar que a mancha urbana cresça sobre áreas ambientalmente frágeis… ou seja, com planejamento urbano!
Logicamente que não depende somente dos arquitetos e urbanistas (como bem disse o entrevistado do vídeo, Allan Lavell, há muitos interesses econômicos na falta de planejamento), mas se queremos que as futuras gerações possam crescer em cidades seguras e sustentáveis, temos que começar agora (ou já teríamos que ter começado…)!

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan