Documentário / Lina Bo Bardi

· 

Documentário dirigido e editado por Aurélio Michiles, foi lançado em 1993, retrata a vida e obra de umas das mais importantes figuras da cultura do nosso país.
Promovido pelo Instituto Lina Bo e P. M Bardi, o filme possui entrevistas com grandes nomes como Caetano Veloso, Zé Celso, Darcy Ribeiro, Frei Betto, Pierre Vergere, entre outros.

Lina
Lina Bo Bardi no Sesc Pompéia, São Paulo SP – 1982
Olney Kruse
O vídeo documentário é uma aula para todos – não só arquitetos – e mostra a trajetória durante a construções de diversas obras como a Casa de Vidro, MASP, MAM-BA, Teatro Oficina, Sesc Pompéia.
Título: Lina Bo Bardi
Direção e Edição: Aurélio Michiles
Roteiro e Pesquisa: Isa G. Ferraz
Produção e Assistente de Direção: Elaine Cesar
Música: Paulo Tatit e Sandra Peres
Ano: 1993
Duração: 50 min
País: Brasil
Realização: Instituto Lina Bo e P.M. Bardi
BIOGRAFIA LINA
Achilina di Enrico Bo, conhecida como Lina Bo, é uma das figuras mais importantes da arquitetura Latino-americana. Nascida do dia 5 de dezembro de 1914 em Prati di Castello, Roma de uma família genovesa de poucos recursos financeiros, Lina se mostra uma criança difícil e solitária, com um trajeto escolar tumultuoso que achava limitar o papel da mulher na sociedade. Sua família era composta da mãe Giovanna Adriana Grazia e pai Enrico Bo, e que se completou com a irmã mais nova Graziela. Depois de cursar o Liceo Artistico de Roma, Lina se forma em arquiteta com o trabalho de graduação “Núcleo Assistencial da Maternidade e da Infância.”
Preocupada com a instabilidade politica de Roma e a ascensão do Fascismo, se muda para Milão em 1940, aonde o estúdio Bo e Pagani com arquiteto Carlo Pagani; também colabora com Gio Ponti na revista “Lo Stile – nella casa e nell’arrendamento” e atua nas revistas Grazia, Belleza, Vetrina e L’illustrazionoe Italiana.
Muda-se para Roma com Pietro Maria Bardi em 1946 aonde funda a revista “A – Cultura della Vita” com Bruno Zevi. Após seu casamento com Pietro, o casal visita Rio de Janeiro, aonde conhece a vanguarda das artes no brasil. No ano seguinte, Pietro é convidado pelo jornalista, empresário e político Assis Chateaubriand para fundar e dirigir um museu de arte moderna. Lina naturaliza-se brasileira em 1951 e no mesmo ano completa seu primeiro projeto arquitetônico realizado: a Casa de Vidro, que virá a ser um ponto de encontro importante para a cultura nacional.
Lina vai a Salvador em 1958 para dar conferências na Escola de Belas Artes da Universidade da Bahia, e é convidada para dirigir o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) aonde projeta o restauro do Solar do Unhão e sua adaptação para sede do museu. A experiência do Nordeste foi fundamental para o desenvolvimento da arquiteta que, rodeada pela diversidade e vitalidade da região em meio processo de industrialização, retornando a São Paulo em 1966, retoma o projeto do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MASP) na Avenida Paulista, que após sua inauguração em 1968 virá a ser um dos marcos mais icônico da arquitetura Brasileira.
Durante seus últimos dez anos de vida, após a inauguração do SESC Pompeia em 1982, Lina abriu uma nova fase em sua carreira. Apoiada pelos seus jovens
colaboradores, Marcelo Ferraz, André Vainer e Marcelo Suzuki, produziu projetos que apontavam para uma renovação da arquitetura brasileira, então um tanto acomodada pela falta de oxigênio cultural dos anos da ditadura.
Após sua morte em 1992, o reconhecimento desses anos foi potencializado pelo Instituto Bardi, graças a suas exposições, publicações e presença na mídia. Lina tornou-se uma referência internacional. O século XXI, mais especificamente o pós crise de 2008, viu vários dos seus temas e posições tornarem-se pauta do debate sobre cultura, meio-ambiente, patrimônio histórico e produção material da arquitetura e dos objetos.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan