Alejandro Aravena, nomeado Diretor da Bienal de Veneza 2016

Hoje em Veneza, o Conselho de Administração da Biennale di Venezia nomeou o arquiteto chileno e jurado do Prêmio Pritzker Alejandro Aravena como o Diretor da  15ª Exposição Internacional de Arquitetura, que será realizada entre 28 de maio e 27 de novembro de 2016.
Citando a crescente popularidade e sucesso das Bienais anteriores, Paolo Baratta afirmou que "depois de muitos anos nos quais a Bienal de Arquitetura vem crescendo, agora podemos consolidar a decisão de fazê-la durar seis meses, dado a consistente e constante participação das escolas de arquitetura de todo o mundo que vêm para participar do projeto Biennale Sessions, e fizeram da Bienal de Arquitetura um lugar de peregrinação para os alunos e professores de universidades em diversos países, dos Estados Unidos até a China".
Em declaração divulgada pela Biennale di Venezia, o arquiteto Alejandro Aravena disse:
"Há várias batalhas que precisam ser conquistadas e várias fronteiras que deveriam ser ampliadas para melhorar a qualidade do que é construído e a consequente qualidade de vida das pessoas. É por isso que queremos que as pessoas venham visitar  a 15ª Exposição Internacional de Arquitetura: histórias de sucesso que valem a pena ser contadas e estudos de casos exemplares que valem bem a pena a ser compartilhadas onde a arquitetura fez, é ainda fará a diferença nestas batalhas e fronteiras".
"A 15ª Exposição Internacional de Arquitetura será a aprendizagem e o enfoque das arquiteturas através da inteligência, intuição ou ambos, que são capazes de escapar do status quo. Nós gostaríamos de apresentar casos que, apesar das dificuldades se propõem e fazer alguma coisa. Nós gostaríamos de mostrar que no permanente debate sobre a qualidade do construído, não há somente necessidade, mas também espaço para a ação no debate em curso sobre a qualidade dos edifícios".
Paolo Baratta, presidente da Bienal, em seguida, explicou a decisão do conselho, observando que "depois da Bienal experimental desenvolvida por Rem Koolhaas, inteiramente dedicada a investigação do curador, é nossa convicção de que devemos continuar com uma Bienal que incita aos arquitetos e está dedicada a explorar novas fronteiras que demonstram a vitalidade da arquitetura".
Alejandro Aravena é um dos fundadores do ELEMENTAL, um escritório de arquitetura com sede em Santiago, Chile.
Fonte: AD Editorial Team. "Alejandro Aravena, nomeado Diretor da Bienal de Veneza 2016" [Alejandro Aravena Appointed Director of the 2016 Venice Architecture Biennale ] 18 Jul 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Joanna Helm) Acessado 18 Jul 2015http://www.archdaily.com.br/br/770450/alejandro-aravena-diretor-da-bienal-de-veneza-2016

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan