Inscrições abertas para a Semana de Arquitetura e Urbanismo - SEMANAU IAU-USP

A “Semana de Arquitetura e Urbanismo” (SEMANAU) é uma atividade extracurricular do curso de Arquitetura e Urbanismo do IAU-USP, que consiste no conjunto de  palestras,  workshops,  práticas  projetuais, oficinas  e outros exercícios que promovam a integração, a troca de experiências, conhecimentos e habilidades entre alunos dos diferentes anos, professores e profissionais da área.
Esta é uma ação organizada pelos alunos da graduação e da pós-graduação do Instituto, e acontecerá pela primeira vez neste ano de 2015, durante a segunda semana do segundo semestre  letivo. O  trabalho  visa  configurar  uma sequência de atividades em torno de um tema centralizador, que se modificará a cada ano. 
Neste ano a proposta é trabalharmos com o tema “(In)Sensibilidades Urbanas”, que busca colocar em pauta e problematizar o modo como a cidade se apresenta, seja através da sua produção material, imagética, simbólica, as suas manifestações concretas através da sua mercantiliza-ção, produção arquitetônica, regimes e trabalho, fragmentação espacial, e dos efeitos nas relações sociais através das suas barreiras, brutalidade, segregação, abertura e possibilidades de experienciá-la.
Ao invés de ser um espaço de confraternização e de exercício da cidadania através da apropriação da cidade como um bem e uma construção coletiva, o espaço urbano vem sofrendo uma fragmentação caracterizada pela privatização dos espaços de convivência e pelo abandono das áreas públicas, cada vez mais associadas à insegurança e à falta de infraestrutura. Essa situação é um reflexo do distanciamento do indivíduo em relação à cidade, fruto do aumento da individualização e da perda da noção de pertencimento ao local. Afinal, que cidade é essa na qual vivemos e como ela se apresenta para nós? Mais importante do que isso, como podemos, enquanto futuros arquitetos e urbanistas e moradores dessa cidade, promover e incentivar o uso e apropriação do espaço urbano como um lugar de encontro da multidão, das sociabilidades e das manifestações?
SEMANAU acontece entre os dias 10 e 16 de agosto e as inscriçõesestão abertas até o dia 31 deste mês. Para ver a programação completa do evento, clique aqui.
Fonte: "Inscrições abertas para a Semana de Arquitetura e Urbanismo - SEMANAU IAU-USP" 19 Jul 2015.ArchDaily Brasil. Acessado 19 Jul 2015http://www.archdaily.com.br/br/770375/semana-de-arquitetura-e-urbanismo-semanau

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan