Os elevadores mais surpreendentes do mundo

Faz tempo que elevadores deixaram de ser simples elementos de transporte de pessoas em lugares de grandes alturas. Eles se tornaram equipamentos fundamentais do ponto de vista arquitetônico. E agora ganharam uma nova conotação: são verdadeiras atrações por seus formatos, tecnologia e propostas de destino.
Conheça agora alguns dos elevadores mais inovadores que surpreendem pelo mundo.
AquaDom
elevadores-aquadom

Na cidade de Berlim, Alemanha, um hotel resolveu inovar ao criar um grande aquário cilíndrico de 25 metros de altura, que começa desde o hall até os andares mais superiores. Engana-se quem imagina que a surpresa para por aí: um elevador passa pelo centro oco desse aquário, transportando os visitantes que podem contemplar mais de 50 espécies de peixes passeando.
Hammetschwand
elevadores-Hammetschwand
Parece um foguete pronto para decolar, mas é um elevador. Está no lago Lucerna, Suíça, um elevador ao ar livre construído no início do século passado, que possibilita às pessoas contemplarem uma vista panorâmica dos Alpes. Com 153 metros de altura, leva os passageiros até o cume da montanha em menos de um minuto. Embora sua estrutura seja antiga, passou por reformas que garantem a segurança do equipamento.
Taipei 101
elevadores-taipei-101
40 milhas por hora, 89 andares em 37 segundos. Esse espetacular e veloz elevador deixa os passageiros a mil pés da cidade de Taipei, em Taiwan. A emoção só não é maior do que vislumbrar cada canto da metrópole, templos, parques e outros arranha-céus.
Sky Tower
elevadores-Sky Tower
Esse elevador impressiona por ter portas e piso de vidro, desafiando até mesmo os mais corajosos. Mas a recompensa vale pela paisagem singular da cidade de Auckland, Nova Zelândia, que mistura urbanismo com zona rural verde. Em 40 segundos atinge 610 pés. Imagine essa velocidade toda na hora da descida e a pessoa vendo o solo se aproximar pelo vidro…
The Gateway Arch
elevadores-The Gateway Arch
A obra, em forma de arco, fica em St. Louis, Missouri, Estados Unidos, e é considerada o monumento mais alto do país com 192 metros de altura. Projetado por um arquiteto finlandês, Eero Saarinen, o arco atrai milhares de visitantes por seu elevador/bondinho, localizado em cada perna do arco. Formado por cápsulas com janelas nas laterais, uma aparência até mesmo futurística, o elevador presenteia os passageiros com uma vista deslumbrante da região.
 SkyView
elevadores-SkyView
Esse elevador leva até o topo do maior edifício esférico do mundo, o Ericsson Globe, marco de Estocolmo, Suécia. O transporte fica em volta do grande globo, percorrendo 130 metros em subidas e descidas de 20 minutos. Vale pela vista espetacular da cidade sueca.
Crédito das fotos: expedia | myswitzerland | homesthetics | pbase (Henry Falkner) | planetware | visitstockholm
Fontes: Budget travelSky city AucklandGlobe arenas e Taipei-101

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan