Concurso vai selecionar projeto para revitalização das passagens subterrâneas de Brasília

Objetivo da disputa é melhorar o traçado urbano das 16 passagens do Plano-Piloto


Mauricio Lima

Passagem_Brasília_concurso

O governo do Distrito Federal (GDF) e o departamento distrital do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-DF) realizarão um concurso público para a revitalização urbanística das 16 passagens subterrâneas localizadas no Plano-Piloto de Brasília. Segundo a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), o objetivo é melhorar o traçado urbano dessas passagens para torná-las mais funcionais. 

Os projetos terão que levar em conta situações como topografia, proximidade dos prédios residenciais e comerciais, acessibilidade, oferecimento de espaços para instalação de lojas e postos de serviço do governo nas próprias passagens subterrâneas, além de facilidades para estacionamento no subsolo em áreas anexas. Além disso, os projetos deverão ser compatíveis com as regras ambientais vigentes no Distrito Federal.

Segundo a diretora-presidente da Codeplan, Ivelise Longhi, o concurso reflete a atual política do GDF de "retomar discussões sobre a questão urbanística da cidade a partir de debates mais amplos e democráticos, que passem pelo planejamento das ações de forma estratégica".

O edital deve ser publicado no dia 27 de fevereiro, no diário oficial do Estado. O resultado do concurso sairá em 21 de abril, data de aniversário de Brasília. A comissão julgadora será formada por cinco renomados profissionais indicados pelo IAB-DF e pelo governo. O vencedor deverá detalhar todas as passagens a partir do projeto inicial e terá prazo de até 90 dias para a elaboração do projeto completo.

Fonte: http://www.piniweb.com.br/construcao/urbanismo/concurso-vai-selecionar-projeto-para-revitalizacao-das-passagens-subterraneas-de-251156-1.asp

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan