08/02/2012 | Notícia | Portal Met@lica - 08 de fevereiro de 2012
O escritório brasileiro Andrade Morettin Arquitetos Associados recebe o prêmio pelo seu projeto de habitação em aço e um contrato com a organização Living Steel para construir o projeto vencedor em Recife, em 2008.
O concurso: O Living Steel é um programa mundial, criado em fevereiro de 2005 por 11 grandes grupos siderúrgicos para estimular a inovação nos projetos e na construção de habitações para responder ao desafio global da urbanização crescente. Os escritórios foram desafiados a desenvolver abordagens inovadoras para construção sustentável usando aço para responder às aspirações econômicas, ambientais e sociais de uma população mundial em crescimento. A implantação de boas práticas e inovação em design e construção em aço foram determinantes para demonstrar o valor oferecido pelo aço como alternativa para atender às demandas da questão habitacional.
Living Steel
O Enfoque
Acreditamos que a consciência a respeito do Global Warming e as conseqüentes medidas que disso resultam, configuram uma nova ordem Mundial. Consequentemente, entendemos que a questão proposta pelo concurso exige um pensamento abrangente capaz de verificar (especular) qual será o papel da arquitetura neste novo contexto e a quais parâmetros deve se referir.
Pensamos desenvolver um modelo arquitetônico cuja essência consiste em responder de forma direta e econômica a estes parâmetros, ou seja, não apenas se adequar às questões de sustentabilidade ambiental e social, mas ter sua própria concepção originada e contida nestes parâmetros: uma "Arquitetura Essencial".
Sua beleza consiste na capacidade de revelar estes conceitos: está de tal forma vinculada a seu contexto que não pode ser entendida fora dele: é exposta a estes parâmetros que esta arquitetura se revela.
A Definição de Lugar
Acreditamos que a arquitetura deve ser concebida para o lugar, adequada a seu contexto específico. Cabe, portanto, determinar qual será a noção de lugar adotada para o projeto.
Pareceu-nos que se trata de projetar, não apenas para um lote específico em Recife, mas também apontar caminhos para o importante problema habitacional de uma realidade específica do planeta; uma faixa que é identificável, não por sua delimitação geopolítica e sim por suas características bioclimáticas.
Trata-se da Zona tropical úmida, que ocupa quase 50% de toda região intertropical do planeta. Caracterizada pela intensa insolação; pelo alto índice pluviométrico, altas temperaturas com pouca flutuação e grande umidade.
Fonte: http://www.cbca-acobrasil.org.br/noticias-ultimas-ler.php?cod=5478&bsc=&orig=noticias-ultimas
0 comentários:
Postar um comentário