Jovens arquitetos do HWKN vencem concurso para instalação no Museu de Arte Moderna de Nova York

Estrutura com "espinhos" será revestida com spray de nanopartículas de titânio para absorção de poluentes do ar


Mauricio Lima

O escritório HWKN foi o vencedor do Programa para Jovens Arquitetos (YAP, na sigla em inglês) do Museu de Arte Moderna (Museum of Modern Art - MoMA) de Nova York, com o projeto Wendy. O equipamento é composto por uma estrutura simples, formada por "espinhos", que será instalada na parte externa do edifício MoMA PS1 durante o verão.

MoMA

A estrutura compreende dois volumes principais. O primeiro é um quadrilátero formado por andaimes, que ficará sobre a parte principal da instalação. O volume principal também é formado por uma estrutura de andaimes, mas com uma série de "espinhos" que terão várias pequenas atividades como movimentar o ar gerando brisas de vento, tocar música e jorrar água. Com isso, os arquitetos criam propositalmente diferentes espaços sociais no MoMA PS1, além de provocarem diversas sensações ao visitante.

Essa estrutura principal será fechada com tecido de nylon na cor azul, que contará com um spray de nanopartículas de titânio, responsáveis por absorver poluentes do ar. Segundo o escritório, a "limpeza" que a instalação fará é equivalente à retirada de 260 carros das ruas.

"Nós recebemos uma série de boas propostas nesse ano, principalmente com relação à sustentabilidade e meio ambiente. O projeto do HWKN é baseado não só na questão sustentável, mas também tem um caráter convidativo", disse Barry Bergdoll, curador chefe de arquitetura e design no MoMa.

A instalação deve ser aberta ao público ainda em junho deste ano, ficando em exibição durante todo o verão nos Estados Unidos.

 

Fonte e + imagens:  

http://www.piniweb.com.br/construcao/arquitetura/jovens-arquitetos-do-hwkn-vencem-concurso-para-instalacao-no-museu-250167-1.asp

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan