Palafita da tecnologia segue o ritmo das águas

16/02/2012 | Notícia | Revista Projeto Design - Fevereiro de 2012

ITV

Organização sem fins lucrativos constituída pela Vale, a maior empresa privada da América Latina, o Instituto Tecnológico Vale (ITV) terá sua base paraense implantada a partir de projeto de autoria do arquiteto Paulo Mendes da Rocha (FAU/Mackenzie, 1954) em conjunto com o escritório Piratininga Arquitetos. Suspensa sobre o rio Guamá, a edificação está sendo construída no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, próximo da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

Em 2009, ao criar o ITV, a Vale informou que o instituto deveria tornar-se polo gerador e difusor de conhecimento tecnológico. Em meados do ano passado, o plano da empresa era implantar três desses centros, em Minas Gerais (dedicado A mineração), São Paulo (orientado para energia) e Pará (voltado ao desenvolvimento sustentável). Até 2013, segundo a mineradora, seriam investidos 500 milhões de reais nas unidades. No pólo de Belém, cuja licença ambiental para a construção foi concedida em novembro de 2011, devem trabalhar até 400 pessoas, cerca de 50 delas pesquisadores com doutorado e pós-doutorado.

O projeto na capital paraense incorpora técnicas associadas à sustentabilidade, como, por exemplo, o reúso de água e a redução do consumo de energia.

Um de seus aspectos mais significativos, porém, resulta da percepção que os autores tiveram do movimento das águas do rio Guamá, a margem do qual o ITV se situa. As construções ribeirinhas do tipo palafita indicaram aos arquitetos a melhor forma de implantar o conjunto - a assessoria de comunicação da Vaie, Mendes da Rocha observou que o projeto submete-se ao fenômeno das águas que sobem e invadem áreas de floresta.

 

ITV_01

Reportagem: Adilson Melendez

Fonte e reportagem completa: http://www.cbca-acobrasil.org.br/noticias-ultimas-ler.php?cod=5486

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan