Projeto de Extensão realiza mostra sobre paisagismo no campus de Palmas/TO

Por Virgínia Magrin

16 de fevereiro de 2012

Apresentar um anteprojeto de paisagismo para a orla do campus de Palmas foi o que fizeram os alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Ambiental da UFT, das disciplinas de Paisagismo II e Planejamento Ambiental, na tarde desta quinta-feira (16). A atividade faz parte do projeto de extensão coordenado pela professora Patrícia Orfila e pelo professor Erich Collicio.

Paisagismo_UFT

O curso de Arquitetura trabalhou a questão dos projetos arquitetônicos e paisagístico e a Engenharia Ambiental executou o diagnóstico ambiental da área, verificando a fauna, o meio biótico, a vegetação e qualidade da água e do solo. A parceria resultou em um visual atraente e bastante aconchegante, com um centro de biodiversidade do cerrado, ancoradouro, pier contemplativo, cantinas, área de convivência, quadra de vôlei de areia, praia, entre outros atrativos repletos de muita arborização.
Orfila explicou que o projeto é financeiramente viável, uma vez que leva em consideração a arquitetura regionalista, com o uso da telha de barro normal e obras que seguem a linha do que já existe dentro da Universidade . “A gestão da UFT tem a possibilidade de estudar os projetos e ver o que é mais adequado para a realidade da instituição, o projeto é totalmente viável”, garante ela.
Para os alunos que participaram do trabalho a experiência foi bastante válida, a exemplo do Werlles Medeiros, estudante do 9º período de Arquitetura e Urbanismo, que desde o início pode contribuir com idéias para o projeto, debatendo e chegando ao conceito correto e a forma definida. Com esses itens fechados, depois foi só executar a parte visual, a apresentação com a maquete eletrônica, as imagens e o audiovisual.
“É muito gratificante participar deste processo, construir a história da nossa Universidade, mesmo que agente não vá usufruir tanto assim, pois estamos quase findando. É a possibilidade de deixar um trabalho nosso para o futuro. Profissionalmente vai ser um espelho, pois alguém vai nos reconhecer pelo fruto do nosso trabalho”, comemora Medeiros.
Serviço – O anteprojeto pode ser visto nesta quinta e sexta (16 e 17), no hall do Bloco IV, ocasião em que serão expostos todos os trabalhos desenvolvidos, como esta maquete eletrônica.

Fonte: http://www.noticias.uft.edu.br/index.php?option=com_content&task=view&id=40832&Itemid=1

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan