Urbanismo: uma definição



De uma forma simplificada pode definir-se urbanismo como o "desenho" e estudo das cidades.

O urbanismo é uma operação cujo objetivo é a transformação do espaço visando uma melhoria estética e da qualidade de vida, transmitindo sensações de segurança e conforto. Define as regras de interligação entre os elementos construídos e as várias partes da cidade, ou seja a forma urbana.

Para além de um instrumento de projeto, o urbanismo é uma ação política, económica e social, prolongada no tempo. Os instrumentos de gestão urbanística pressupõem. hoje em dia, uma rentabilização do espaço e a geração de lucros.

Em arquitetura o estudo da urbanística recai sobre a análise da forma urbana. No entanto, para se poder analisar uma cidade é preciso o contributo de outras disciplinas tais como a história, a sociologia, a geografia e a ecologia. O urbanismo é, assim, uma área multidisciplinar.

Devido a esta interdisciplinaridade e à dependência do poder político e económico, a diferentes períodos históricos correspondem diferentes formas de fazer cidade.
O início do séc. XX caracteriza-se por uma intensa actividade urbanística tornando-se o urbanismo uma disciplina autónoma da arquitetura.
Assim, nas cidades atuais portuguesas, com largos séculos de história, encontramos diferentes malhas urbanas correspondentes a estratos históricos diferenciados

O urbanismo enquanto disciplina surge no final do séc. XIX, num período pós revolução industrial, em que se verifica um grande êxodo rural, com a população a fixar-se nos meios urbanos em busca de oportunidades de trabalho e de uma melhor qualidade de vida.
Face ao aumento populacional, as condições de vida, especialmente a das classes operárias, deterioram-se. Existe uma franja de população a viver em casas insalubres e sem condições de higiene. A taxa de mortalidade torna-se mais elevada.
O urbanismo surge como um meio de resolver os problemas  que afetam as cidades, qualificando os espaços, criando infraestruturas e promovendo a melhoria das condições de vida.

A nível europeu, destaca-se duas grandes operações urbanísticas: a intervenção de Haussmann em Paris e a de Cerdá em Barcelona. Estas tornam-se modelos de intervenção copiados noutras cidades europeias, como Lisboa. Têm em comum a criação de vias de comunicação como elementos de organização do espaço; mas enquanto que em Paris se reordena a cidade existente, em Barcelona elabora-se um plano de expansão da nova cidade.

Plano de Haussmann para Paris
O projeto incide na cidade existente e tem três objetivos principais: uma melhoria do sistema de circulação, a resolução de problemas sanitários e a unificação dos principais pontos da cidade através de um sistema de eixos perspéticos - as novas avenidas ou boulevards. Haussmann aproveita todos os edifícios emblemáticos e cria novos, como a Ópera de Paris, para remate dos eixos.

Plano Haussmann ParisPlano Haussmann para Paris


Plano de Cerdá para Barcelona
Cerdá assume um papel pioneiro como urbanista ao traçar um plano que resolve simultaneamente problemas espaciais, sócio-económicos e administrativos.
O plano de reforma e extensão de Barcelona, o Ensanche, de 1859, apresenta um desenho em grelha ortogonal constituída por módulos de 113m de lado com chanfros de 20m, delimitados por vias de largura variável entre 20 e 50m. A área edificada é 50% complementada com espaços verdes. A malha ortogonal é cortada por um sistema de vias diagonais que interligam a cidade-velha com o novo traçado, unindo os principais pontos da cidade.
Cerdá completa o Plano para Barcelona com a apresentação, em 1867, da Teoría General de la Urbanización e aplicación de sus principios y doctrinas en la Reforma y Ensanche de Barcelona.

Plano Cerdá Barcelona
Plano Cerdá para Barcelona

  
Modernismo
Em 1933 realiza-se o CIAM - Congresso Internacional de Arquitetura Moderna, em Atenas, do qual resulta a publicação de um documento, em 1943, onde se estabelecem os princípios do urbanismo moderno - a Carta de Atenas. Estas ideias vão influenciar a produção urbanística mundial no período pós-guerra até à década de 70.
Este novo modelo de cidade baseia-se em princípios funcionalistas, sendo Le Corbusier o seu grande mentor.  As funções da cidade são: habitação, circulação, trabalho e divertimento.
Em termos de desenho urbano, há um rompimento com as formas urbanas tradicionais, como a organização em quarteirão da cidade histórica.
Defendem a criação de edifícios em altura e isolados (torres) que se dispõem no terreno em função de uma boa orientação solar, de boas condições de arejamento e facilidade de acessos. O espaço entre edifícios seria utilizado como zonas verdes ou parques de uso público. As vias de circulação são hierarquizadas e pretende-se estabelecer uma separação entre veículos e pedestres.
No Plan Voisin de Le Corbusier para o centro de Paris, de 1925, pode ver-se aplicados alguns dos princípios da cidade moderna. Propunha reestruturar uma área de 40 hectares na margem direita do Sena, deixando somente os edifícios mais importantes e construindo um conjunto de torres cruciformes, uma autoestrada e amplas áreas verdes. A ter sido concretizado, ter-se-ia perdido uma grande parte do tecido histórico e a fisionomia de Paris teria sido radicalmente transformada.

Plano Voisin ParisPlano Voisin para Paris

O urbanismo contemporâneo analisa e estuda estas diferentes formas de fazer cidade, da urbe histórica à cidade moderna. Procura integrá-las numa estratégia de planeamento que valorize o que elas têm de melhor, requalificando as áreas que entretanto se degradaram por ação do tempo, do uso ou pela desarticulação com novas exigências funcionais.
As várias intervenções devem interligar-se entre si e com os planos de ordenamento vigentes, tendo como base o desenho e preocupações sócio-económicas e ambientais.
Hoje procura-se criar espaços esteticamente apelativos, capazes de constituir-se como polos dinamizadores e de atração a atividades economicamente lucrativas e promotores de uma convivência social equilibrada.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan