Concurso para estudantes de arquitetura “Novas geografias - Contextos sociais e diversidade cultural”

O Concurso de Ideias para A Casa da Criança (La Casa del Niño) - parte da X Bienal Ibero Americana de Arquitetura e Urbanismo - propõe aos estudantes de Arquitetura da América Latina, Espanha e Portugal pensar sobre a relação entre arquitetura e novas formas de aprendizado. Confrontando-os com as demandas específicas que esta questão apresenta, em relação a diversos entornos geográficos e culturais, oportunidades técnicas e exigências de sustentabilidade, em áreas urbanas ou rurais, caracterizadas por situações de risco, social ou ambiental.

Desta forma, entram simultaneamente em jogo, por um lado, a necessidade de adaptar-se às exigências das novas tecnologias de comunicação e o conceito de identidade como uma alternativa ao impacto da globalização, e por outro, as relações com o contexto geográfico, rural ou urbano.

TEMA

O tema abordado por este Concurso de Ideias é o projeto da Casa da Criança (La Casa del Niño), concebido como uma casa-escola, ou seja, um edifício ao qual as crianças e adolescentes possam ir para complementar o horário escolar, ou, por razões específicas, durante o dia inteiro, para desenvolver práticas socioeducativas que estimulem a formação de maneira holística.

O edifício pode ser pensado como uma unidade a ser anexada a uma escola existente ou como unidade autônoma, em um ambiente, urbano ou rural, caracterizado pela instabilidade social ou ambiental.

Espera-se que, nos casos de áreas rurais isoladas, a permanência das crianças seja ampliada, proporcionando alojamento e práticas educativas ao longo da semana.

Os jovens hospedados em tempo parcial ou total recebem alimentação (café da manhã, almoço, merenda e/ou jantar) e albergue durante toda a semana escolar. Também estarão garantidas as condições de saúde, higiene e convivência, além daquelas necessárias para o desenvolvimento das atividades de formação educativa, em profunda relação com o lugar a que pertencem.

PROGRAMA

A proposta deve incluir não apenas espaços de alojamento e serviços, mas também lugares para o desenvolvimento de atividades escolares expressivas, de produção e integração, e espaços abertos, ou semicobertos, que permitam a integração do edifício com o contexto da paisagem (urbana ou rural), bem como a regulação das variáveis ​​ambientais.

Veja o programa completo aqui.

LOCALIZAÇÃO

Os lugares devem ser propostos por cada unidade acadêmica participante. A Faculdade de Arquitetura de Rosário, antes do final do período de inscrição, oferecerá locais para as unidades acadêmicas que queiram adotá-los.

Sejam em zona urbana ou rural, os lugares devem ser caracterizados por uma situação de risco social ou ambiental, ou por um isolamento geográfico marcado.

No caso de áreas urbanas, as condições urbanísticas que afetam o edifício (altura máxima, etc.) serão definidas por cada universidade de acordo com as normas de cada lugar e, em qualquer caso, serão justificadas com respeito ao entorno.

PARTICIPANTES

Podem apresentar-se Faculdades e Escolas de Arquitetura da América Latina, Portugal e Espanha, com trabalhos (individuais ou em grupo) de estudantes dos dois últimos anos do curso. Esta participação está condicionada à inscrição prévia por parte dessas instituições, no prazo e da forma prescrita por este regulamento.

O trabalho deve ser desenvolvido no contexto das disciplinas de projetos, como um exercício do programa do curso, com a duração que o/a professor/a responsável considere ​​adequada.

Cada unidade acadêmica poderá enviar no máximo dez trabalhos, estabelecendo os mecanismos de seleção interna que considere oportunos.

INSCRIÇÃO

As Faculdades ou Escolas de Arquitetura que desejem participar deverão inscrever-se previamente, antes do dia 15 de abril de 2014, através do site www.fapyd.unr.edu.ar, completando os dados solicitados. A inscrição é gratuita.

APRESENTAÇÃO

A apresentação será composta por um painel único, digitalizado, tamanho A1 (0,594 m x 0,841 m), orientado verticalmente, que inclua toda informação necessária para sua avaliação, contando no mínimo com:

  • Implantação do projeto.
  • Plantas, cortes, fachadas, alçados.
  • Memória justificativa, descritiva e/ou construtiva, fazendo menção especial à relação da proposta com o tema do concurso (situação de risco social, ambiental, isolamento, etc.).
  • Rótulo estabelecido com dados dos autores, instituição, país de origem, etc.

    Este arquivo único será em formato PDF, com um tamanho máximo de 10 Mb, com especial atenção para que as imagens que o integram sejam de boa qualidade, em virtude de sua possível publicação.

    ENVIO DO PROJETO

    A Faculdade de Arquitetura, Planejamento e Desenho da Universidade Nacional de Rosário funcionará como unidade de recepção dos trabalhos desta convocatória.

    Cada Faculdade ou Escola de Arquitetura deverá enviar os arquivos dos trabalhos através do site  www.fapyd.unr.edu.ar antes do dia 04 de julho de 2014.

    Paralelamente ao envio do arquivo via web no prazo estipulado, as unidades acadêmicas devem enviar, por correio, uma cópia colorida do mesmo tamanho e orientação (0,594 m x 0,841 m), montada sobre um suporte rígido e leve, que será usada para a mostra de projetos, durante a Bienal.

    Endereço do envio:

  • Facultad de Arquitectura, Planeamiento y Diseño. Universidad Nacional de Rosario
  • Riobamba 220 bis. Rosario, CP 2000
  • Provincia de Santa Fe, Argentina

    JÚRI

    Os nomes dos jurados serão comunicados na data anterior ao encerramento do período de inscrição. O júri será internacional e composto por três arquitetos docentes com ampla trajetória no ensino da Arquitetura.

    CRONOGRAMA

  • Limite de inscrição das Faculdades / Escolas: 15 de abril
  • Prazo para envio de perguntas: de 15 de abril a 15 de Maio de 2014
  • Limite para envio de arquivos: 04 de julho de 2014
  • Data de envio de painéis impressos: 25 de julho de 2014
  • Publicação dos resultados: 01 de setembro de 2014
  • Entrega de prêmios: 13 de outubro de 2014
  • Datas possíveis da mostra: 13 a 17 de outubro de 2014

    PRÊMIOS

    O júri atribuirá três prêmios e três menções honrosas, com os diplomas correspondentes. Todos os projetos vencedores serão publicados no âmbito das atividades da IX BIAU, Rosário 2014. Todos os projetos apresentados pelas escolas de arquitetura participarão da mostra do concurso, que será exibida no contexto de eventos da IX BIAU, em Rosário, a partir do dia 13 de outubro de 2014.

  • Fonte:Romullo Baratto. "Concurso para estudantes de arquitetura “Novas geografias - Contextos sociais e diversidade cultural”" 24 Jan 2014. ArchDaily. Accessed 25 Jan 2014. http://www.archdaily.com.br/br/01-170376/concurso-para-estudantes-de-arquitetura-novas-geografias-contextos-sociais-e-diversidade-cultural?utm_source=ArchDaily+Brasil&utm_campaign=fda8216a64-Archdaily-Brasil-Newsletter&utm_medium=email&utm_term=0_318e05562a-fda8216a64-407774757

    0 comentários:

     
    IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
    Edited by Allan