Fotografia e Arquitetura: Federico Cairoli

© Federico Cairoli                             © Federico Cairoli

Esta semana apresentamos uma nova entrevista na seção Fotografia e Arquitetura, e desta vez quem fala é o fotógrafo argentino Federico Cairoli.
Originário de Santa Fé, Frederico tem se dedicado à fotografia e ao mesmo tempo ao trabalho no campo da arquitetura junto ao escritório dls.arquitectura.
Apresentamos a seguir uma entrevista exclusiva e uma seleção de suas melhores imagens.
1. Quando e como começou a fotografar arquitetura?
É difícil estabelecer quando comecei a fotografar arquitetura, mas me lembro do momento em que consegui minha primeira câmera SLR digital (pertenço a uma geração que praticamente nasceu com a fotografia digital como base) e, depois de um tempo, minha primeira lente angular. A arquitetura sempre me atraiu, desde pequeno, a observar e olhar seus detalhes. Logo, na faculdade, meu olho foi sendo treinado e os tempos de observar as coisas se traduziram primeiro em desenhos e depois em fotografias. Através de minhas imagens tive contato com estúdios amigos que começaram a estimular meu trabalho fotográfico (e a quem agradeço muito até hoje pela confiança para retratar suas obras). A partir daí começou meu trabalho.

01.museo_nacional__brasilia_-_ph.federico_cairoli                             © Federico Cairoli

2. É arquiteto?
Não, ainda não, mas estou trabalhando em minha tese de graduação em Arquitetura na Universidad Nacional del Litoral, para, se tudo correr conforme o planejado, no fim do ano que vem estar finalizando e conseguir o título. Além disso, dentro da faculdade, participo há 4 anos como ajudante na disciplina de arquitetura 3 e 4, a cargo do arquiteto Julio Arroyo. Também dentro do campo profissional, tenho uma participação muito ativa em concursos de arquitetura com uma equipe de trabalho de arquitetos, mas principalmente de amigos, conhecido como dls arquitectura, através dos quais temos obtido vários prêmios e reconhecimentos nos últimos anos. Também recentemente, passei a integrar a equipe de projeto da Subsecretaria de Obras de Arquitetura do Município da Cidade de Santa Fé.

07.edificio_atalaya__santa_fe_-_ph.federico_cairoli                             © Federico Cairoli

3. Por que gosta de fotografar arquitetura?
Uma resposta rápida e sincera que sempre tenho diante  dessa pergunta é "porque me permite experimentar, combinar e trabalhar as duas coisas que mais gosto de fazer e com as quais gosto de trabalhar".

05.facultad_de_arquitectural___tucum%c3%a1n_-_ph.federico_cairoli                                  © Federico Cairoli

4. Arquiteto favorito?
Pergunta muito difícil de sintetizar, mas tive a sorte de realizar um intercâmbio na Faculdade de Arquitetura de São Paulo (USP), experiência que despertou muito meu interesse pela arquitetura brasileira, tendo a possibilidade de vivenciá-la de perto. Durante essa estadia um dos meus professores foi Angelo Bucci, um arquiteto excepcional, mas sobretudo uma excelente pessoa. Posso nomeá-lo então como uma referência dentro da arquitetura que prefiro, ainda que também existam muitos outros arquitetos e estúdios que acompanho tanto no Brasil quanto na Argentina, Paraguai, Chile e uma grande lista pelo resto do mundo.
Creio que também posso agregar neste ponto o apreço a fotógrafos de arquitetura reconhecidos por seu trabalho (alguns arquitetos e outros não), como são para mim Fernando Guerra e Cristobal Palma, entre outros.
11.jard%c3%adn_barranquitas_sur__santa_fe_-_ph.federico_cairoli                              © Federico Cairoli

5. Obra favorita?
Pessoalmente creio que uma obra se destaca principalmente por sua arquitetura, mas é também extremamente importante sua funcionalidade e o uso que as pessoas fazem dela. Em minhas fotografias busco sempre refletir um pouco disso, tentando dar a escala e a essência dos projetos através das pessoas. Durante minha estadia em São Paulo, tive a oportunidade de morar próximo ao SESC Pompéia, obra da grande Lina Bo Bardi, que além de sua arquitetura sincera e contundente, tem uma apropriação dos usuários excelente, com uma oferta de atividades constantes, muitas das quais participei, o que provocou, não sei se favoritismo, mas um apreço e vínculo especial com esse edifício.

6. Como trabalha? (De forma independente? Com revistas, arquitetos? Viaja?)
Trabalho de maneira independente e a pedidos dos estúdios, e também em projetos pessoais. Gosto de retratar tanto a arquitetura contemporânea quanto aquela que já tem certa bagagem histórica. Comecei a fotografar meu contexto próximo, a cidade de Santa Fé, mas com o passar do tempo tive a sorte de viajar pela Argentina e realizar algumas matérias fotográficas. Meu trabalho foi publicado em revistas de arquitetura como Revista Plot, Revista Summa, Zona de Proyecto, Revista 30-60, Revista 8.66, e também em algumas revistas e sites internacionais como a revista italiana Domus, o blog catalão HIC, Europa Concorsi, ArchDaily, etc
.
15.casa_duendes__santa_fe_-_ph.federico_cairoli                              © Federico Cairoli

7. Que equipamentos e software utiliza?
Tenho equipamentos da marca Canon e na edição fotográfica e retoques trabalho principalmente com programas da Adobe.

17.casa_rar__santa_fe_-_ph.federico_cairoli                                   © Federico Cairoli
© Federico Cairoli
© Federico Cairoli
© Federico Cairoli
© Federico Cairoli
© Federico Cairoli
© Federico Cairoli
© Federico Cairoli
© Federico Cairoli
© Federico Cairoli
© Federico Cairoli
© Federico Cairoli
© Federico Cairoli
© Federico Cairoli
© Federico Cairoli
© Federico Cairoli
© Federico Cairoli
© Federico Cairoli
© Federico Cairoli
© Federico Cairoli
© Federico Cairoli
© Federico Cairoli
© Federico Cairoli
© Federico Cairoli
© Federico Cairoli
© Federico Cairoli
© Federico Cairoli
© Federico Cairoli
© Federico Cairoli
© Federico Cairoli
© Federico Cairoli
© Federico Cairoli
© Federico Cairoli
© Federico Cairoli
© Federico Cairoli
© Federico Cairoli
© Federico Cairoli
Fonte:Molinare, Alexandra. "Fotografia e Arquitetura: Federico Cairoli" [Fotografía de Arquitectura: Federico Cairoli] 28 Jan 2014. ArchDaily. (Baratto, Romullo Trans.) Accessed 29 Jan 2014.  http://www.archdaily.com.br/br/01-170824/fotografia-e-arquitetura-federico-cairoli?utm_source=ArchDaily+Brasil&utm_campaign=c6f29e4e6f-Archdaily-Brasil-Newsletter&utm_medium=email&utm_term=0_318e05562a-c6f29e4e6f-407774757

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan