XII Congresso Internacional de Reabilitação do Patrimônio Arquitetônico e Edificado



XII Congresso Internacional de Reabilitação do Patrimônio
Arquitetônico e Edificado
21 a 24 de outubro de 2014
                                                                                                        Bauru / SP


A DIMENSÃO COTIDIANA DO PATRIMÔNIO E DESAFIOS PARA SUA PRESERVAÇÃO
O Centro Internacional para a Conservação do Patrimônio (CICOP) constitui uma organização privada e sem fins lucrativos que visa a solidariedade e a cooperação internacional para proteção, conservação, restauração, gestão e promoção do Patrimônio Cultural; assim como incentiva estudos, pesquisas e o intercâmbio de informações para a salvaguarda do Patrimônio Cultural Mundial. O CICOP é constituído pela Federação Internacional dos Centros CICOP de Europa e América, sediada na cidade de San Cristobal de La Laguna, Tenerife, Espanha.
O Congresso Internacional de Reabilitação do Patrimônio Arquitetônico e Edificado é realizado a cada dois anos, sendo promovido pelo Centro Internacional para a Conservação do Patrimônio (CICOP) com sede num dos países associados, tendo como tema geral questões pertinentes ao estudo e a salvaguarda do patrimônio cultural e imaterial. Para sua organização, conta com a cooperação de instituições públicas ou privadas. Desde 1992, 11 (onze) congressos foram realizados: Tenerife, Espanha (1992); Mar del Plata, Argentina (1994); Granada, Espanha (1996), La Habana, Cuba (1998); Florença, Itália (2000); San Bernardino, Paraguai (2002); Yaiza, Espanha (2004); Buenos Aires e Salta, Argentina (2006); Sevilha Espanha (2008); Santiago, Chile (2010) e Cascais, Portugal (2012). O próximo será realizado na cidade de Bauru (SP), Brasil, entre os dias 21 e 24 de outubro de 2014.
TEMÁTICA GERAL DO XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE REABILITAÇÃO DO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO E EDIFICAÇÃO
Diante da constante transformação da paisagem das cidades, da degradação do patrimônio arquitetônico e construído; instituições públicas e privadas, juntamente com a sociedade organizada, vem desenvolvendo e colocando em prática programas, projetos e o uso de tecnologias de intervenção que visam à salvaguarda do patrimônio cultural. Neste contexto, o XII Congresso Internacional de Reabilitação do Patrimônio Arquitetônico e Edificação, pretende o envolvimento de pesquisadores, alunos de pós-graduação, graduação e parcelas mais amplas da sociedade (arquitetos, engenheiros, historiadores, arqueólogos, geógrafos, advogados, entre outros), na abordagem e discussão da dimensão cotidiana do patrimônio e os desafios para sua preservação.
O programa compreende as palestras ministradas por profissionais de significativa relevância pelas suas pesquisas, publicações e atuação na preservação do patrimônio cultural, visitas monitoradas às fazendas e ao patrimônio arquitetônico da região de Bauru e, pelos trabalhos a serem apresentados na forma de comunicação oral. Em 2014, pela primeira vez este congresso será realizado no Brasil, na cidade de Bauru, sendo promovido pelo Centro Internacional para a Conservação do Patrimônio - Brasil e organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP.
Rosío Fernández Baca Salcedo
Presidente da Comissão de Organização

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan