11 Livros de Arquitetura que você precisa em seu acervo

Arquitetura e seu leque imenso de estilos, assuntos e mais variados temas, separamos onze livros que vão agregar muito a seu acervo, dos métodos construtivos a delicadeza do paisagismo, Let’s go!

1891010_10203182520553452_19359237_n                                                                                 ( Foto: @nitisirtoli)

1) Arte de Projetar em Arquitetura, Ernst Neufert. Editora GG
O livro já está na sua 18º edição, o livro conhecido como bíblia da arquitetura,
Arte de projetar em arquitetura é um manual de construção que reúne, de forma sistemática, os fundamentos, normas e prescrições sobre recintos, edifícios, exigências de programa e relações espaciais, dimensões de edifícios, locais, estâncias, instalações e utensílios, tomando o ser humano como medida e objetivo. Sem duvida não pode faltar no seu acervo, tanto estudantes como para profissionais já atuantes no mercado de trabalho.

9788565985086_06_x

2) Urbanismo ecológico, Mohsen Mostafavi e Gareth Doherty, Editora GG

O livro aborda o urbanismo sob um enfoque ecológico como método prático e criativo para enfrentar a realidade da cidade, e assim se constitui em uma aposta deliberada pela consolidação definitiva do conceito de “urbanismo ecológico”Um livro que e une os olhares de arquitetos, planejadores e desenhistas urbanos, teóricos, economistas, engenheiros, artistas e cientistas, entre outros profissionais. Unindo urbanismo e sustabilidade, em um único Livro.

MOSTAFAVI PT Urbanismo ecologico copia.indd

3) Lina Bo Bardi Obra construída, Olivia de Oliveira, Editora GG

O livro que conta um pouco da historia da arquiteta LINA BO BARDI e de suas obras como as famosas Casa de Vidro, São Paulo e House of Glass, São Paulo, entre muitas obras construídas fotografias do grande Nelson Kon.

OLIVEIRA Lina bo bardi 2014.indd

4) Iluminação no design de interiores, Innes Malcolm, Editora GG

A luz é uma das principais ferramentas para o designer de interiores e pode transformar a maneira pela qual um espaço é percebido. Os principais temas são
– Princípios de iluminação técnicos como os de projeto;
– Diagramas e sequências de fotografias especialmente criados para o livro explicam a física da luz;
– Estudos de caso de obras de especialistas em luminotécnica mostram o que deve ser iluminado e de que modo;
– Plantas e desenhos detalhados demonstram como representar esquemas de iluminação por meio do CAD e das maquetes eletrônicas.

INNES Lighting.indd

5) Tudo sobre a casa, Anatxu Zabalbeascoa, Editora GG

Anatxu Zabalbeascoa narra neste livro uma crônica amena e apaixonante dos fatos que determinaram a evolução da casa e dos nossos hábitos domésticos. Arquitetura, tecnologia e vida privada confluem nessa obra transdisciplinar que, partindo de uma análise social e antropológica, nos conta a história de seis espaços – banheiro, cozinha, dormitório, jardim, sala, sala de jantar – para revelar-nos a evolução do nosso próprio cotidiano. Por suas páginas, desfilam não apenas Le Corbusier e Chippendale, o estilo império e os jardins suspensos da Babilônia, mas também inventores e decoradores, políticos e monarcas, bem como nobres, burgueses e camponeses.

9788565985147_06_x

6) Paulo Mendes da Rocha Obra completa, Daniele Pisani, Editora GG

Esta monografia, a mais completa já publicada sobre a obra do arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha, está estruturada em vários capítulos que, seguindo uma rigorosa ordem cronológica, apresentam os projetos enfocando diversos temas: os anos de formação acadêmica e as primeiras experiências profissionais; a relação que sua arquitetura estabelece com a chamada “escola paulista”; o papel central da casa unifamiliar em sua obra; a produção nos anos difíceis da ditadura; o renascimento do país na segunda metade da década de 1980; as obras da década de 1990; e, por fim, a produção mais recente, logo antes e após ter recebido o Prêmio Pritzker de 2006.

O objetivo deste livro não é só reunir toda a obra do arquiteto, mas também detectar os principais temas que permeiam sua obra: uma concepção peculiar da ideia de “técnica”; a convicção de que, em última análise, a arquitetura seja um veículo de reconfiguração do território; e a reflexão ininterrupta sobre o componente “político” da arquitetura

9788565985222_06_x

7) Urban Sketching, Guia completo de técnicas de desenho urbano, Thomas Thorspecken, Editora GG

O urban sketching, o desenho dos espaços urbanos, está se convertendo em um fenômeno de massas. A cada dia, aumenta o número de pessoas que se unem a este movimento criativo que se propõe a relatar a realidade cotidiana em primeira pessoa por meio do desenho, celebrar a diversidade de abordagens e compartilha-las com os outros. Fazer isso tudo é mais simples do que parece: você apenas precisa de papel, lápis e vontade. Se for aberto e curioso, nunca deixará de encontrar a seu redor histórias interessantes para contar em seus desenhos.

Neste livro, Thomas Thorspecken aborda desde alguns princípios básicos de desenho até questões específicas da crônica urbana ilustrada, analisa as técnicas e os recursos de expressão de inúmeros ilustradores, desenhistas e artistas gráficos e oferece uma infinidade de macetes e conselhos para que você se familiarize com o universo do desenho urbano.

urban-sketching-desenho-urbano

8) Maquetes A representação do espaço no projeto arquitetônico, Lorenzo Consalez, Luigi Bertazzoni, Editora GG

As maquetes de arquitetura são o formato de representação de um projeto no qual confluem a descrição técnica do desenho e as representações capazes de tornar compreensíveis as relações espaciais, os volumes, as cores e, em geral, as características de um espaço e de um ambiente que ainda não existem e não podem ser apreendidos através da experiência direta.

Este pequeno manual explica de forma didática e acessível as técnicas e materiais utilizados na construção de maquetes de arquitetura. Através de uma completa e rigorosa descrição das operações necessárias para realizar uma maquete, o livro detalha os aspectos expressivos associados às diferentes técnicas utilizadas e apresenta os pontos-chave a ter em conta no momento de elaborar os diversos elementos arquitetônicos, desde janelas e tetos até revestimentos de pedra ou a representação de superfícies de água.

9788584520022_06_x

9) Materiais no design de interiore Rachael Brown, Lorraine Farrelly, Editora GG

O entendimento dos materiais é fundamental para a criação de interiores bem-sucedidos. Materiais no Design de Interiores cobre todos os aspectos do uso de materiais no design de interiores e apresenta estratégias alternativas para definição do conceito, desenvolvimento do projeto, seleção dos materiais e sua aplicação, representãçao, comunicação e instalação. Este é um guia prático valioso e inspirador para estudantes de design de interiores ou arquitetura em geral.

9788565985444_06_x

10) O guia básico para a sustentabilidade, Brian Edwards, Editora GG

O livro propoe uma abordagem fundamental a um dos problemas-chave enfrentados pelos arquitetos do século XXI. Escrito por Brian Edwards, este prático livro constitui uma obra única de consulta que reúne muitas das diversas e complexas tendências que contribuem com o conceito de ‘sustentabilidade’. Expõe os programas e as políticas de governos e instituições a favor do meio ambiente e resume de forma muito completa as diferentes medidas e soluções ecológicas que já não podem mais ser ignoradas. Amplamente ilustrado, interessará tanto a estudantes e profissionais de arquitetura, de urbanismo e da construção, quanto a quem quiser conhecer os aspectos fundamentais do desenvolvimento sustentável.

9788425223266_06_x

11) Palavra de arquiteto, Citações, ironias e doses de sabedoria, Laura S. Dushkes, Editora GG.

e existe algo de que os arquitetos gostam mais do que projetar edifícios é de conversar sobre arquitetura. Seja refletindo sobre suas inspirações (uma folha de papel em branco, o sol batendo em um lado de um edifício), dividindo seus conhecimentos (sobre materiais, colaborações, clientes e restrições) ou partilhando uma anedota inteligente, os arquitetos são um bom tema. Palavra de arquiteto é um vistoso compêndio de citações de mais de cem das mais obstinadas mentes projetistas da história. Emparelhadas em páginas espelhadas —como convidados de um jantar de gala—, essas citações transmitem uma notável profundidade e diversidade de pensamento. Ora sábia, ora divertida, esta elegante joia de livro é o presente perfeito para arquitetos e estudantes, e inspirará todos os que têm curiosidade sobre as ideias e as personalidades que ajudaram a moldar o nosso mundo construído.

9788565985482_06_x_

Essas são minhas dicas dos livros que sem duvida vão agregar muito a seu acervo, fique ligado em breve mais dicas como essa!

Por: Niti Sirtoli

Fonte: http://universoarquitetonico.com.br/11-livros-de-arquitetura-que-voce-precisa-em-seu-acervo/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan