Projetado por Lina Bo Bardi, Sesc Pompeia, em São Paulo, é tombado pelo Iphan como patrimônio histórico e cultural

SLIDE SHOW http://au.pini.com.br/au/solucoes/galeria.aspx?gid=10472

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) aprovou na última quinta-feira (5) o tombamento do Sesc Pompeia, em São Paulo, e dos Remanescentes do Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira, em Brasília, como patrimônios históricos e culturais nacionais. Os edifícios passarão a ser protegidos pelo Instituto e deverão ter suas características originais preservadas.

O Sesc Pompeia, localizado na zona Oeste da capital paulista, ocupa desde 1986 o edifício de uma antiga fábrica de tambores. O projeto de transformação dos galpões industriais em um centro cultural foi desenvolvido em 1977 pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, que conciliou as antigas estruturas com a inserção de novos volumes arquitetônicos. Caracterizado principalmente pela brutalidade dos blocos de concreto, o prédio é considerado um marco da arquitetura brasileira por seus valores técnicos e estéticos.

Já os edifícios remanescentes do Hospital Juscelino Kubitschek consistem nos alojamentos usados pelos funcionários do hospital entre 1957 e 1973. O local é o único assentamento comunitário da época a manter suas características preservadas e, apesar do prédio principal ter sido demolido, os barracões de madeira cercados por um bosque compõem um importante conjunto arquitetônico para a cidade.

A reunião de análise e aprovação de registros de tombamento foi realizada na sede do Iphan em Brasília.

Fonte: http://au.pini.com.br/arquitetura-urbanismo/edificios/projetado-por-lina-bo-bardi-sesc-pompeia-em-sao-paulo-339111-1.aspx

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan