3 maneiras que Singapura modela o “viver sustentável”

singapura-BlogA Urbanização é real – e não importa onde você mora.
De acordo com um estudo das Nações Unidas feito em 2014, o número de habitantes de zonas rurais está entrando em declínio na escala global. Enquanto apenas 30% da população mundial moravam em zonas urbanas em 1950, mais da metade (54%) moram hoje em zonas urbanas. Uma projeção da ONU mostra que, em 2050, as áreas urbanas serão ocupadas por aproximadamente 70% da população mundial.
Existem muitos benefícios provenientes do crescimento populacional em grandes centros urbanos: as economias são reforçadas; mais compras, comercio e turismo; e são oferecidas mais oportunidades para inovação e crescimento cultural. Estas vantagens explicam esta rápida mudança. Mas sem uma infraestrutura própria para acompanhar o ritmo e sustentar este desenvolvimento rápido, a Urbanização pode causar mais danos do que trazer benefícios.
Crescimento sustentável se encontra no centro da problemática do desenvolvimento urbano, e Singapura é geralmente citada como exemplo de uma cidade que acertou em seus fundamentos
Com mais de 5.5 milhões de habitantes, Singapura implementou um catalogo de soluções urbanas que assegura sua posição entre as 10 cidades mais sustentáveis no ranking ARCADIS.
Algumas estratégias são:

  1. Comprometimento com o planejamento sustentável
Uma das formas mais eficazes de reduzir a pegada de carbono de uma cidade é reformar seus edifícios e traze-los para padrões sustentáveis. Graças à Autoridade de Edifícios e Construções de Singapura (BCA),desde 2005, milhares de edifícios receberam o certificado “Green Mark”, em um caminho para o objetivo da cidade de se tornar 80% sustentável até 2030.
Um exemplo destes esforços se mostra na sede do BCA, um edifício Net-Zero. O mais sustentável de Singapura, que está sendo usado de teste para futuros projetos arquitetônicos sustentáveis.
Mas a Cidade-Estado vai muito além de ser apenas um bom exemplo de urbanismo: A Cúpula das Cidades Mundiais incentiva líderes mundiais a visitarem Singapura e discutir sobre maneiras que possam planejar cidades mais habitáveis para um futuro sustentável.

Fonte e artigo completo: http://blog.gbcbrasil.org.br/?p=1627

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan