Como funcionam os Shafts

Shaft no banheiro


Muita gente já ouviu falar dos famosos "shafts", mas você sabe exatamente o que são? Neste artigo vamos mostrar como funcionam os shafts na construção civil.

Shafts são aberturas verticais na construção, por onde passam tubulações de instalações hidrossanitárias, como água quente, fria, ventilação e esgoto. Em alguns casos os shafts são utilizados para passar eletrocalhas, porém qualquer elemento de instalações elétricas deve ser cuidadosamente projetado, observando-se as normas de proteção contra incêndio. Como os shafts possuem aberturas na laje para a passagem de tubulações, devem possuir vedação adequada, caso contrário, as chamas podem se propagar verticalmente com facilidade.

A principal função do shaft é facilitar o acesso ao encanador, quando for necessária alguma inspeção ou manutenção dos tubos. Geralmente os shafts ficam nos banheiros e cozinhas e possuem aberturas ou são recobertos por painéis de gesso acartonado, resistentes à água, que são muito mais fáceis de quebrar e recolocar do que a alvenaria comum.

Projetando shafts


Um bom projeto de shaft deve considerar a disposição e fixação adequadas das tubulações verticais, o espaço suficiente e correto para os dispositivos instalados no seu interior e condições apropriadas de acesso aos equipamentos que acompanham a tubulação, permitindo fácil acesso para eventual substituição de peças. Além da tubulação de água e esgoto, os shafts também podem conter válvulas redutoras ou de manutenção de pressão, misturadores, válvulas de sinalização ou controle de sistemas de combate a incêndio e medidores de consumo de água ou gás, portanto ao se projetar um shaft é importante que se dimensione detalhadamente todas as instalações, tanto em planta quanto em vista.

Além disso, em um projeto arquitetônico, os shafts podem simplesmente fazer a função de fossos de ventilação e iluminação, uma vez que os banheiros podem ficar enclausurados e, portanto, sem janelas. Neste caso é importante que se verifique que os shafts diminuem a área útil do ambiente, porém viabilizam a implantação de diversas suítes em um empreendimento, por exemplo.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan