Retrofit: quando é vantajoso requalificar ou modernizar uma edificação?

Do atendimento a novos usos a exigências securitárias, motivos não faltam para modernizar o espaço

Nanci Corbioli
Nascido como solução para renovar edifícios antigos e assim preservar o patrimônio histórico e arquitetônico, o retrofit se mostrou como recurso viável também nos casos de prédios residenciais ou de escritórios e até mesmo plantas industriais, galpões de armazenagem e unidades de vendas a varejo. Quando a localização compensa o investimento, um projeto de requalificação, desenvolvido com foco nas novas demandas de uso e combinado a materiais, tecnologias e instalações atuais, garante fôlego à edificação, que passa a ter maior valor de mercado e vida útil significativamente ampliada.

Prédio onde antes funcionava o hipermercado Carrefour da rua Pamplona, em São Paulo. As obras para receber o futuro Shopping Jardim Pamplona devem ser concluídas em outubro de 2016. No pico das obras, o canteiro chegou a ter mil homens trabalhando a cada dia

Esse é o caso do Shopping Jardim Pamplona, empreendimento do Carrefour Property Division, responsável pela gestão dos ativos imobiliários do Grupo Carrefour. O conjunto de mais de 40 mil m² está sendo implantado entre a rua Pamplona e a avenida Nove de Julho, no bairro paulistano do Jardim Paulista, no ponto onde já funcionava uma loja da rede francesa de hipermercados. O antigo prédio, construído no começo da década de 1970 e dividido em subsolo, térreo e mais quatro pavimentos, está passando por pilaobras de retrofit desde janeiro de 2016. Os objetivos são aumentar sua capacidade de carga, ampliar a área construída e renovar as instalações da edificação para que ela possa receber uma nova unidade do Carrefour, 60 lojas, praça de alimentação e terraço gourmet. 'É uma localização estratégica, em região que concentra população de alto poder aquisitivo, o que justifica o elevado grau de investimento', detalha Raul Nahas, diretor comercial da RR Compacta, construtora responsável pelas obras civis. O Carrefour fechou as portas do imóvel em 31 de dezembro de 2015 e a partir daí as obras tiveram início.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan