A Sustentabilidade Além do Corporativo


materia-diase-banner


As construções são a representação do trabalho dos homens e, assim como a arte, muitas vezes se transformam no espelho social de uma época. La Belle epoque na França, os arranha-céus de Manhatan, são marcos de épocas vivas até hoje no imaginário ocidental. No entanto, a complexa materia-diase-sustentabilidade-alem-do-corporativo1sociedade atual nos faz distante daquilo que não nos pertence. O tempo passa em meio aos compromissos e as intermináveis horas no trânsito, que não nos deixam sentir o pulsar da cidade e de suas obras extraordinárias, muitas vezes a poucos metros de nós. É assim que tem sido, embora tentemos mudar esta realidade.
Ser-estar, pertencer à comunidade que nos cerca, conhecer as pessoas que estão próximas. Por que isso é tão difícil? Vivemos num mundo mais virtual do que real. A todo momento, desesperados, checamos as redes sociais, e-mails, respondemos mensagens e, se sobrar tempo, damos uma olhada para o indivíduo (esse individuo nunca foi tão individual) que está do nosso lado. Quem sabe apenas para sabermos se estamos vivendo de verdade no mundo real.
Nos anos 1970 algum poeta disse: “Pare o mundo que eu quero descer”. Hoje, mais de quarenta anos depois, o mundo está ainda mais confuso e complexo. E a palavra-chave para resolver toda esta situação é uma só: SUSTENTABILIDADE. A princípio esse termo estranho era interpretado apenas como uma releitura (o mundo adora releituras) de Ecologia, que aos poucos foi caindo em desuso, pois representava apenas assuntos ligados a Natureza. Porém, era preciso um termo mais “moderno” para caracterizar a sociedade em que vivemos.materia-diase-sustentabilidade-alem-do-corporativo2
Aos poucos, mesmo que cognitivamente, vamos entendendo que a sustentabilidade é muito mais que somente o cuidado com a Natureza. Aprendemos também que o meio ambiente é muito mais do que aquilo que estávamos acostumados a enxergar. Ele é tudo a nossa volta. Então por que não semeamos o bem para retornar coisas positivas para toda a sociedade?
Está cada vez mais claro no mundo corporativo que pagaremos um preço muito alto no futuro se os bens materiais e naturais continuarem a ser explorados como se não houvesse amanhã. Mas grandes mudanças já são realidade. Na construção civil, por exemplo, o método tilt-up, surgido nos EUA, é um exemplo de otimização de serviço e bens naturais. Por ser confeccionado diretamente no canteiro de obras, com as paredes sendo erguidas diretamente do chão de forma impressionante, o processo tilt-up economiza materiais, transporte, tempo e põe menos em risco a segurança dos colaboradores, sendo muito competitivo e já produzido por grandes construtoras, como a Diase.

Fonte e artigo completo: http://blog.gbcbrasil.org.br/?p=2385

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan