Material apresenta dados como preço, locação de licença, atualização, centros de treinamento e suporte dos principais fornecedores do Brasil
Ana Paula Rocha
O grupo de trabalho BIM da AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura) criou uma tabela comparativa de softwares BIM disponíveis para modelagem paramétrica. Neste material constam informações como: fabricante, origem, preço, locação de licença, atualização, valor de atualização, centros de treinamento e suporte, entre outras.
De acordo com a arquiteta Miriam Addor, coordenadora do grupo de trabalho, a tabela foi elaborada para compilar todos os dados pertinentes aos softwares, hardware, treinamento e sistema operacional focado nos arquitetos. "O principal argumento diz respeito à pergunta: 'Como montar um escritório BIM?'. Muitos arquitetos nos perguntam como começar, quanto custa um software, quais são os softwares disponíveis no mercado. Então, para fazermos um resumo a todas estas questões, resolvemos elaborar esta tabela comparativa", afirma Miriam.
Os critérios para escolha dos softwares analisados, segundo a arquiteta, foram disponibilidade para compra no Brasil, assistência técnica e maior número de usuários no Brasil. A tabela vai ser atualizada periodicamente. "A princípio estamos pensando em atualizá-la uma vez por ano, pois necessitamos dos dados dos fornecedores e estes dados muitas vezes demoram para chegar", explica.
Além de Miriam, participam da elaboração da tabela Miriam Castanho, Eduardo Sampaio Nardelli, Amaury Mavatari, Murillo Sanches, Henrique Cambiaghi e Joyce Delatorre. Para conhecer o trabalho, acesse http://www.asbea.org.br/download/Tabela_Comparativa_Softwares_BIM.xls
0 comentários:
Postar um comentário