pluris2012

PLURIS_1-3

Apresentação

O PLURIS 2012 representa a continuidade da parceria entre pesquisadores do Brasil e de Portugal com o objetivo discutir e relacionar aspectos do planejamento urbano e regional, do ambiente construído e da qualidade de vida, da mobilidade e dos transportes, abordando questões atuais e que envolvem não só características comuns ao Brasil e a Portugal, mas também a outros países. Precedido pelo PLURIS 2010, realizado em Faro - Portugal, o congresso bianual tem sua quinta edição no Brasil, desta vez sendo sediado em Brasília, nos dias 03, 04 e 05 de Outubro de 2012. O Congresso é aberto aos diversos perfis de participantes: pesquisadores, acadêmicos, estudantes, bem como a profissionais ligados aos temas e tópicos abordados.
Nesta edição do PLURIS as cidades e os trabalhos de reabilitação dos espaços serão o foco do evento. Pensamos que recuperando as periferias, valorizando o seu patrimônio histórico-arqueológico, reestruturando e ampliando a rede urbana, quer dizer voltados à tutela das grandes áreas livres que as cidades ainda possuem, os danos advindos da falta de conservação dos espaços podem ser minimizados.
Cada vez mais, a atuação de profissionais arquitetos ou engenheiros depara-se com a necessidade de intervenção no pré-existente. Uma atitude de preservação e coerência em relação ao pré-construído é fundamental para a manutenção de nossa identidade e memória mas, também, incide em questões legais, econômicas e de sustentabilidade do ambiente construído. Preservar é atuar para garantir a conservação e a autenticidade das edificações, o que implica na  reabilitação das relações de escala, dos espaços urbanos e seus usos, além da preservação daquilo que não é material, mas que se construiu ao longo dos anos e que se afirma como tradição e costume local, configurando o patrimônio imaterial da cidade.
Marta Adriana Bustos Romero,
Universidade de Brasília (Coordenação Geral)

Fonte: http://www.pluris2012.unb.br/index.php/br/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan