No Recife, exposição sobre Niemeyer abre as portas no Parque Dona Lindu

Mostra está na Galeria Janete Costa, que foi projetada pelo arquiteto.
Esculturas e réplicas de projetos originais fazem parte do material exposto.

Vítor Tavares Do G1 PE
exposicao-niemeyer-12
Galeria Janete Costa recebe exposição sobre Neimeyer (Foto: Divulgação)

A Galeria Janete Costa, localizada no Parque Dona Lindu, no bairro de Boa Viagem, recebe, até o dia 18 de março, uma exposição sobre seu próprio criador, Oscar Niemeyer. A mostra “Niemeyer: arquiteto, brasileiro, cidadão” traz à capital pernambucana um resumo da obra do artista centenário, através de esculturas e réplicas de projetos originais, desenhos e textos do próprio arquiteto, além de fotografias produzidas por seu neto Kadu Niemeyer e depoimentos sobre sua obra e seu engajamento político.
A mostra é uma realização da Secretaria de Cultura do Recife e marca as comemorações de 104 anos de Niemeyer, celebrados no dia 15 de dezembro. A curadoria da exposição é assinada por Marcus Lontra Costa e Jobson Figueiredo Alves, e o design de montagem é de Eduardo Werneck. “Niemeyer é um ícone da arquitetura mundial. A mostra é um retrato preto no branco de um brasileiro que brigou com as retas e lutou em liberdade das curvas. Além disso, ele é um dos poucos ícones que se manteve com a mesma posição política, de luta e com visão humanística”, afirma Jobson Figueiredo.
O arquiteto, que nasceu no Rio de Janeiro, ficou famoso pelas construções inovadoras, de ruptura com traços clássicos. Entre seus feitos, está o projeto de construção da capital do Brasil, Brasília, e conjuntos arquitetônicos espalhados por cidades como Belo Horizonte, Niterói e São Paulo. Algumas dessas obras estão representadas com réplicas na mostra. Em Pernambuco, o Parque Dona Lindu é a única construção projetada por Niemeyer. Além da Galeria Janete Costa, o espaço também conta com o Teatro Luiz Mendonça.
exposicao-niemeyer-20
Exposição fica aberta até março de 2012 (Foto: Divulgação)

O espaço é apontado como ideal para se falar da vida e obra do arquiteto em uma mostra. “A galeria tem toda uma característica e as condições de se preparar uma exposição que transmita as linhas curvas, a sinuosidade. E também, hoje, o Parque Dona Lindu é uma realidade, utilizado por todas as classes. É a democratização dos espaços públicos, muito defendida por Niemeyer”, pontua Jobson.
A exposição também oferece aos visitantes o projeto Ação Educativo, que conta com monitores capacitados para conduzir visitas em inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). Os textos da mostra também terão versão em Braille, atendendo as pessoas com deficiência visual. Um mediador cego é quem irá conduzir esses visitantes.
A entrada custa R$ 2,00 (inteira) e R$ 1,00 (meia-entrada). Grupos de escolas e entidades sociais terão entrada gratuita, caso tenham agendado previamente.

Fonte:http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2011/12/no-recife-exposicao-sobre-niemeyer-abre-portas-no-parque-dona-lindu.html

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan