Edifício segue as características arquitetônicas dos outros prédios públicos da capital federal
Mauricio Lima
No próximo dia 15, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) inaugura seu novo edifício-sede, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Localizado no Setor de Administração Federal Sul (SAF/Sul), em Brasília, próximo às sedes do Superior Tribunal de Justiça, do Tribunal Superior do Trabalho e da Procuradoria Geral da República, o prédio é composto por uma estrutura semicircular e conta com três cúpulas na frente e um grande volume para estacionamentos e depósitos.
A obra foi iniciada em 2007 pelo consórcio formado pela OAS e pela Via Engenharia. Ao todo, a obra deverá custar R$ 327 milhões e terá 115.578 m² de área construída. De acordo com a OAS, 44 toneladas de metal foram utilizadas na estrutura. A fundação foi feita com tubulões, utilizando 17.695 m³ de concreto. Foram usados também 30.292 m² de alvenaria e 66.332 m³ de concreto.
O projeto arquitetônico conta com muitas características dos prédios públicos de Brasília, desenhados pelo próprio Niemeyer. A fachada frontal do edifício principal foi construída toda em vidro, enquanto a parte traseira conta com brises em toda a extensão da fachada. Na parte de trás, existe também um volume retangular que funcionará para a circulação vertical dos funcionários do edifício. Sob esse edifício, há um estacionamento subterrâneo. À sua frente, ficam as três cúpulas de concreto armado que contarão com quatro auditórios.
Fonte e reportagem completa: http://www.piniweb.com.br/construcao/arquitetura/sede-do-tribunal-superior-eleitoral-de-oscar-niemeyer-sera-inaugurada-242913-1.asp
0 comentários:
Postar um comentário