Ideia1 Arquitetura e Planejamento vence concurso para ampliação de campus da Universidade Federal do Pampa

Proposta vencedora prolonga a volumetria da edificação principal existente até o final do terreno, interseccionando-a com o novo bloco administrativo e criando um grande pátio central retangular


Ana Paula Rocha

O escritório Ideia1 Arquitetura e Planejamento venceu o concurso público para o projeto do anexo da Universidade Federal do Pampa, em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul. A cerimônia de premiação acontece nesta segunda-feira (12).

O objetivo do concurso, segundo a organização, era proporcionar a democratização das oportunidades, além de valorizar o trabalho do arquiteto e urbanista na elaboração do projeto que melhor se adeque às necessidades de ensino, pesquisa e extensão da instituição.

A proposta vencedora visou prolongar a volumetria da edificação principal existente até o final do terreno, interseccionando-a com o novo bloco administrativo e criando um grande pátio central retangular. Para resolver a transição entre novo e antigo, foiusada a estratégia de descolamento entre as volumetrias. Com isso, segundo os arquitetos, se dá continuidade às circulações em torno deste pátio mantendo a comunicação visual com o centro do conjunto.

"Mantivemos a setorização existente da Universidade, com as funções de ensino situadas no 1º e 2º andares, e as áreas de uso comum - banheiros, área de exposições e auditório - no térreo. Toda a área administrativa e os gabinetes de docentes foram setorizadas numa única edificação quase que independente", dizem os arquitetos no memorial descritivo do projeto.

Na fachada, o uso do vidro tem como finalidade gerar um contraponto entre as edificações antigas, com mais cheios que vazados, gerando reflexões e transparências na proposta. "É nesta complexa intervenção dialética que o projeto apresenta sua maior força: o novo e o antigo, o futuro e o passado, a inovação e a tradição", acreditam os autores.

Além do primeiro colocado, o concurso ainda premiou os projetos apresentados por Atelier Utrabo Monteiro Arquitetura Ltda e Mader Arquitetos Associados Ltda em segundo e terceiro lugares, respectivamente, além de conceder uma menção honrosa para o Estudio 41 Arquitetura.

1º lugar
Ideia1 Arquitetura e Planejamento - Porto Alegre (RS)
Responsável técnico: arquiteto e urbanista Gabriel Cruz Grandó
Equipe: Arquiteta Camila Sanvitto, Arquiteta Cristina Martins, Arquiteto Marcos Laurino e estagiário Luis Rocha.

Idea1

Idea1_01

Fonte e demais premiados: http://www.piniweb.com.br/construcao/arquitetura/ideia1-arquitetura-e-planejamento-vence-concurso-para-ampliacao-de-campus-243170-1.asp

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan