Livro traz detalhes de projetos arquitetônicos de prédios da Avenida Paulista

Arquiteto Edison Eloy de Souza montou um guia com 95 edifícios da principal avenida de São Paulo


Mauricio Lima

Edison Eloy

No último sábado (3), o arquiteto Edison Eloy de Souza, formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), lançou o livro "Arquitetura da Avenida Paulista", que traz, em 212 páginas, imagens e descrições dos 95 edifícios mais representativos da principal avenida de São Paulo.

"Este guia é destinado a profissionais e estudantes da área, bem como turistas em geral, pois também é apresentado nas versões em inglês e espanhol para facilitar sua compreensão desta cidade internacional", diz o arquiteto.

A publicação destaca também o início da verticalização da avenida, a partir do começo do século XX, trazendo o poder da cidade do centro histórico para os espigões da Av. Paulista. Na segunda metade do século, foram demolidos os últimos casarões residenciais e a avenida se tornou o centro econômico da capital, ganhando cada vez mais edifícios corporativos das mais variadas empresas.

"É curioso observar as diversas formas arquitetônicas e geométricas apresentadas por seus edifícios, que vieram sofrendo transformações através dos tempos. Os residenciais, pelas suas funções e características, são mais fechados, compartimentados e com menores aberturas. Já os comerciais e de escritórios são mais abertos, iluminados e com espaços internos mais livres", diz o arquiteto.

Serviço:
Arquitetura da Avenida Paulista
Autor: Edison Eloy de Souza
212 páginas
Editora: Amplitude Editora

Fonte: http://www.piniweb.com.br/construcao/arquitetura/livro-traz-detalhes-de-projetos-arquitetonicos-de-predios-da-avenida-242838-1.asp

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan