Arquiteto Edison Eloy de Souza montou um guia com 95 edifícios da principal avenida de São Paulo
Mauricio Lima
No último sábado (3), o arquiteto Edison Eloy de Souza, formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), lançou o livro "Arquitetura da Avenida Paulista", que traz, em 212 páginas, imagens e descrições dos 95 edifícios mais representativos da principal avenida de São Paulo.
"Este guia é destinado a profissionais e estudantes da área, bem como turistas em geral, pois também é apresentado nas versões em inglês e espanhol para facilitar sua compreensão desta cidade internacional", diz o arquiteto.
A publicação destaca também o início da verticalização da avenida, a partir do começo do século XX, trazendo o poder da cidade do centro histórico para os espigões da Av. Paulista. Na segunda metade do século, foram demolidos os últimos casarões residenciais e a avenida se tornou o centro econômico da capital, ganhando cada vez mais edifícios corporativos das mais variadas empresas.
"É curioso observar as diversas formas arquitetônicas e geométricas apresentadas por seus edifícios, que vieram sofrendo transformações através dos tempos. Os residenciais, pelas suas funções e características, são mais fechados, compartimentados e com menores aberturas. Já os comerciais e de escritórios são mais abertos, iluminados e com espaços internos mais livres", diz o arquiteto.
Serviço:
Arquitetura da Avenida Paulista
Autor: Edison Eloy de Souza
212 páginas
Editora: Amplitude Editora
0 comentários:
Postar um comentário