Arquitetura contemporânea e ecoeficiente de Zanettini é tema do livro “Arquiteturas em Contextos de Inovação”

Zanettini _ arquiteturas em contextos de inovação

Desenvolvido por Zanettini e destinado a experimentação científica e ao desenvolvimento de atividades tecnológicas para evolução da indústria do petróleo, gás e energia, o projeto de ampliação do CENPES é sinônimo de arquitetura limpa, segura e ecoeficiente. Recentemente inaugurado, já representa uma nova etapa da arquitetura contemporânea no país e, assim, se transformou em um dos principais ícones da sustentabilidade no Brasil.
Em uma área construída que totaliza 305.000 mil metros quadrados, o projeto de ampliação do CENPES e a edificação original de Sérgio Bernardes coexistem em calçadas opostas da mesma rua e se completam como ícones representativos da história da Petrobras. Concebida por Zanettini, uma passagem subterrânea interliga as duas construções e valoriza a importância da Ilha do Fundão como pólo desenvolvedor de estudos acadêmicos e pesquisas em alta tecnologia.
“Arquiteturas em Contextos de Inovação” – Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na Cidade Universitária da UFRJ é um livro voltado para comunidade acadêmica, feito com o objetivo de contribuir para os estudos nas áreas de Arquitetura, Urbanismo e Engenharia, mas que também pode ser lido e compreendido por interessados em geral. Com texto didático e belas imagens, que pretendem aproximar o leitor da realidade das duas edificações, o livro também apresenta os procedimentos do concurso nacional de projetos para a construção da expansão e os projetos finalistas deste concurso.
A primeira edição da publicação, com impressão de 5.000 exemplares, será doada para as bibliotecas dos cursos de Arquitetura de todo Brasil. “Organizar e participar como autora foi sem dúvidas uma experiência enriquecedora seja pelos caminhos percorridos em busca de informações, seja pelo encontro com pessoas que testemunharam o processo de realização das duas edificações” completa Maria Angela Dias, organizadora do livro.


Serviço
“Arquiteturas em Contextos de Inovação” – Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na Cidade Universitária da UFRJ
 
Editora: Petrobras.
Edição: 1ª impressão.
Número de páginas: 303.

Fonte: http://www.zanettini.com.br/imprensa.php?id=6

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan