Arquitetura digital

Programas de modulação tridimensional permitem novas experiências de integração com ambiente BIM e possibilitam ir além da questão estilísitica

vinceroy-cobertura

O icônico projeto do Yas Viceroy Hotel, em Abu Dabi, tem cobertura em grelha que funciona como grande luminária
Foto: YAS VICEROY HOTEL

Arquitetos trocam desenho pela nuvem

Há tempos que a disputa Macintosh x PC saiu do foco do desenho de arquitetura. Na última década, disseminaram-se aplicativos para ambos os sistemas operacionais, que possibilitam a modelagem tridimensional do projeto arquitetônico e a sua associação ao ambiente BIM - sigla em inglês para Modelo de Informação do Edifício, que é a conectividade em tempo real de todos os elementos da arquitetura e desta com os sistemas, engenharia e fabricação. Mais do que uma questão estilística, trata-se do papel da arquitetura digital no perfil do arquiteto deste século.

torre-paineis

A torre tem textura intrincada, decorrente da combinação de três tipos de painéis - Foto: DAVID SUNDBERG/ESTO

O primeiro escalão da arquitetura mundial está de olho no Brasil. Dia a dia vão se confirmando, no Rio de Janeiro, em São Paulo e outras capitais brasileiras, projetos de Herzog & De Meuron, Norman Foster, Santiago Calatrava, Diller Scofidio + Renfro, sem contar as investidas ainda em curso de outros arquitetos estrangeiros no país.

Para Phillip Bernstein, vice-presidente de assuntos estratégicos da Autodesk - empresa que roda o mundo estudando a mecânica de trabalho desses profissionais -, o sinal é de tensão no ar. Ele visualiza o iminente choque da cultura arquitetônica brasileira com a dos Estados Unidos e da Europa.

Bernstein se refere ao íntimo envolvimento dos arquitetos estrangeiros com a construção de suas propostas, enquanto no Brasil, ele analisa, é um erro que o papel desse profissional se restrinja habitualmente aos projetos arquitetônico e executivo. “Como é que se garante a construção dos seus projetos?”, questiona.

skyline-lower-manhattan

Skyline do Lower Manhattan, junto ao rio Hudson, com a presença da Beekman Tower no centro - Foto: DBOX

Fonte e reportagem completa: http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/frank-gehry-asymptote-arquitetura-digital-28-03-2012.html

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan