Em homenagem ao arquiteto e urbanista Attilio Corrêa Lima, a Consciente Construtora realiza de 15 a 23 de março, na Câmara Municipal, a exposição “Goiânia na concepção de seu arquiteto e inventor”, com obras do acervo da família Attilio Corrêa Lima sobre o projeto arquitetônico e urbanístico da capital. Os desenhos e esboços do urbanista estarão expostos gratuitamente à população, das 8h às 18h.
As obras expõem a visão artística e arquitetônica da capital no período de suas origens, marcada pelo estilo Art Decó e pelo conceito de cidade planejada, pioneiro no Brasil naquela época. Ao todo, 44 trabalhos estarão disponíveis aos visitantes que poderão conhecer o outro lado da capital.
Visão da nova capital
Nascido em 1901, o carioca Attilio Correa Lima graduou-se em arquitetura na Escola Nacional de Belas artes do Rio de Janeiro onde foi professor a convite do urbanista Lucio Costa. Quando estudante, ajudou a desenvolver o Plano Diretor da cidade e em 1930, formouse pelo Institut d’ Urbanisme, da Universidade de Paris, onde concluiu sua pós-graduação em urbanismo. De volta ao Rio, assumiu a cadeira de urbanismo da Escola Nacional de Belas Artes e, em 1933, foi convidado por Pedro Ludovico Teixeira, na época Interventor Federal de Goiás, a realizar o Plano Urbanístico da nova capital do Estado.
Os desenhos de Attilio trouxeram à Goiás a modernidade de uma nova capital em tempos de grandes mudanças que marcaram o país após a Revolução de 30, período em que Getúlio Vargas assumiu o poder. Foi responsável pela criação da praça cívica de onde foi levantado o Palácio das Esmeraldas, sede administrativa do governo Estadual e das principais avenidas da capital.
O urbanista trouxe o estilo Art Decó à cidade e a tornou uma das principais referências arquitetônicas do país no conceito de Cidade Planejada. Em 1935, seu trabalho foi continuado por Armando Godoy e pelos engenheiros Jerônimo e Abelardo Coimbra Bueno, que continuaram suas atividades com base nos desenhos originais.
Plano urbanístico de Attilio Corrêa Lima para Goiânia
O nome de Attilio Corrêa Lima também é uma das homenagens oferecidas pela Câmara Municipal, na forma da Comenda do Mérito Arquitetônico. Nesta quinta-feira (15), às 21h, o empresário Ilézio Inácio receberá a comenda por seus serviços prestados à capital.
A cerimônia contará com a apresentação do compositor Juraíldes da Cruz, eleito o melhor cantor, na categoria voto popular, na 21ª edição do Prêmio da Música Brasileira. Juraíldes mostrará ao público o seu mais novo trabalho, a música “Asas da Esperança”, que é um tributo aos portadores de xeroderma pigmentoso, residentes no Recanto das Araras, no município de Faina.
Ilézio Inácio, que também participa do Fórum de Mobilidade da Região Metropolitana de Goiânia, é o diretor-presidente da Consciente Construtora, empresa que desenvolveu o projeto Calçada Consciente. O projeto trouxe à Goiânia o conceito de passeio urbano ecológico e democrático onde permite a mobilidade a todos os pedestres, inclusive os portadores de necessidades especiais, além de ser criada a partir de materiais reaproveitados de obras.
Informações para Imprensa:
Comunicação Interativa
Ana Paula Moraes – ana@comunicacaointerativa.com
Arthur Toledo – arthur@comunicacaointerativa.com
Fone: (62) 3097-1406
0 comentários:
Postar um comentário