Prêmio Secil Universidades – Arquitetura: URBANDUTO | indutor de urbanidade na Cova da Moura / Luísa Lopes e Rafaela Naia

UrbandutoMaquete

  • Ano Projeto:2011
  • Localização: Lisboa, Portugal
  • Fotógrafo: Imagens cortesia dos autores

O Prêmio Secil Universidades tem como objetivo incentivar a qualidade do trabalho acadêmico e o reconhecimento público de jovens oriundos das Escolas de Arquitectura e Engenharia Civil portuguesas. São atribuídos 5 prêmios na categoria arquitetura. Abaixo um dos vencedores da edição 2011: Arquitetura: URBANDUTO | indutor de urbanidade na Cova da Moura / Luísa Lopes e Rafaela Naia.

MANIFESTO ESTRATÉGICO

O que é um ‘urbanduto’? Uma faixa, um percurso, uma conexão, uma ‘deriva’ urbana numa visão Situacionista; um ‘cordão umbilical’ que pode transformar o Bairro da Cova da Moura num elo estratégico da Amadora e da Lisboa Metropolitana.

Urbanduto_01Maquete área de influencia

 

Os habitantes do bairro da Cova da Moura não precisam, apenas, de novas casas ou de novos equipamentos, belos objectos de arquitectura encerrados na sua condição de ‘gueto clandestino’, para uns, ou de ‘ilha exótica’, para outros; precisam, antes de tudo, de sentir que são cidadãos de direito, como os habitantes de outros bairros vizinhos.

Os da Kova’ querem que o seu habitat se integre, sem paternalismos ou populismos, nessa cidade dita ‘oficial’, e desejam, como qualquer ‘ser urbano’, utilizar os equipamentos e as infra-estruturas em seu redor, de modo qualificado: estações ferroviárias mais (pluri)funcionais, centros cívicos mais ecuménicos, escolas mais acolhedoras, centros de dia e creches mais inter-classistas, pavilhões e campos desportivos mais polivalentes, parques e jardins mais abertos à comunidade.

Neste sentido, e como estratégia de turma, optamos por estabelecer e desenvolver sete conexões físicas, sete ‘derivas’ urbanas, enfim, sete urbandutos entre a Cova e as suas envolventes: Damaia, Alfragide, Buraca, Monsanto, Benfica, Falagueira e Reboleira.

A necessidade de desenhar uma frente urbana para o bairro, a existência de um edifício de valor patrimonial e a possibilidade de romper a barreira física do IC19 funcionaram como motivação para desenhar um urbanduto capaz de aproximar bairros, gerar vivências comuns, potenciar relações. Este estrutura-se segundo dois pontos nevrálgicos: a criação de um novo conjunto de apoio social à população, formado por Centro de Dia, Lar, e Creche; e a reconversão da antiga Quinta do Outeiro, para instalação de um Centro de Cultura Crioula e Residência Temporária para criadores.

Urbanduto_02

Planta Centro de dia, lar e creche

Urbanduto_03

Planta Mediateca, biblioteca, residência temporária e centro cultural

Estes vivem da relação com outras estratégias e programas, de menor ou maior escala, que em conjunto se vão estendendo pelo território criando um todo mais coeso.

O que é, afinal, um urbanduto? Um indutor de urbanidade.

Fonte e reportagem completa: http://www.archdaily.com.br/38160/premio-secil-universidades-arquitetura-urbanduto-indutor-de-urbanidade-na-cova-da-moura-luisa-lopes-e-rafaela-naia/

Citar: Helm , Joanna . "Prêmio Secil Universidades – Arquitetura: URBANDUTO | indutor de urbanidade na Cova da Moura / Luísa Lopes e Rafaela Naia" 15 Mar 2012. ArchDaily. Accessed 19 Mar 2012. <http://www.archdaily.com.br/38160>

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan