II ENANPARQ - Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo

 

anparq 

Está no ar a primeira chamada de trabalhos para o II ENANPARQ – II Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo - a ser realizado em Natal, Rio Grande do Norte, de 18 a 21 de setembro de 2012. Convocamos a participarem do evento professores, pequisadores, estudantes de pós-graduação e profissionais de Arquitetura e Urbanismo e áreas afins, interessados em discutir questões inerentes às Teorias e Práticas na Arquitetura e na Cidade Contemporâneas. Para mais informações, ver links Sobre o II ENANPARQ (apresentação, histórico e temática) e formas de Participação (cadastro, submissão de trabalhos e premiações).

Temática

O II ENANPARQ desenvolverá como temática geral Teorias e Práticas na Arquitetura e na Cidade Contemporâneas: Complexidade, Mobilidade, Memória e Sustentabilidade.

Esse interesse se justifica na medida em que, como resposta às demandas da contemporaneidade, estamos assistindo nos dias atuais à contínua reconfiguração dos saberes e fazeres da Arquitetura, do Urbanismo e do Paisagismo, redefinidos em atendimento às questões transversais e sócio-ambientais que se impõem aos pesquisadores e profissionais da área, os quais precisam usar suas expertises para enfrentar técnica, metodológica e criativamente os novos pleitos.

Nesse contexto, Complexidade, Mobilidade, Memória e Sustentabilidade vêm se tornando palavras de ordem para reflexão e ação, as quais definem os eixos temáticos específicos do nosso encontro:

A complexidade que caracteriza a ação humana sobre o planeta, notadamente as intervenções que definem os edifícios que criamos e produzem as cidades nas quais vivemos. Neste eixo temático, espera-se que sejam discutidas questões relacionadas à concepção e execução de projetos complexos bem como seus impactos sobre os meios físico e social, novas tecnologias da construção e da informação, arquitetura e urbanismo paramétricos, e respectivas abordagens teóricas e metodológicas.

A mobilidade que marca a sociedade atual, transformando-nos, simultaneamente, em seres livres, capazes de experenciar diferentes espaços, e prisioneiros de intricados esquemas de transportes desenvolvidos nos grandes aglomerados urbanos. Sobre este tema específico, esperam-se contribuições para a discussão de questões inerentes à mobilidade urbana, à acessibilidade e ao uso dos espaços públicos e privados.

A memória que nos diferencia como espécie capaz de reconhecer passado, presente e futuro, e aprender com as inter-relações entre eles, de modo que o conhecimento adquirido em vivências anteriores seja utilizado para fomentar novas ações no presente e (re)programar/projetar ações futuras. Neste eixo, discutem-se aspectos relacionados à preservação, conservação e revitalização de sítios e edifícios de interesse patrimonial, sejam eles, no caso brasileiro, pré-coloniais, coloniais, ecléticos, modernos ou contemporâneos.

O ideal da sustentabilidade, como fundamento de uma ação social e ecologicamente coerente com o momento atual, promovendo o repasse intergeracional dos recursos planetários, de modo a delegar aos nossos sucessores o que de melhor recebemos dos nossos antepassados ou construímos no presente. Nessa linha, para além de discursos midiáticos, a aplicação de princípios de sustentabilidade à arquitetura e ao urbanismo contemporâneos merece uma reflexão não só teórica como crítica, sobretudo do ponto de vista da qualidade dos projetos e dos ambientes construídos que decorrem da chamada onda verde.

Tendo como base esse quadro geral, o II ENANPARQ busca averiguar as diversas linhas de reflexão que caracterizam essas temáticas no campo disciplinar da Arquitetura e Urbanismo, de modo a compreender suas principais tendências e contribuir para sua discussão. Busca-se, assim, não apenas trabalhar/desvendar alguns dos fatores inerentes a esses estudos, mas, sobretudo, abrir espaço para novas questões que se surjam a partir desse debate, especialmente no que se refere a pesquisas na área.

Assim, os diversos temas relacionados aos saberes e fazeres do arquiteto, do urbanista e do paisagista serão discutidos a partir da sua práxis, do discurso teórico que os envolvem e também do seu ensino e pesquisa, os quais poderão ser abordados segundo um ou mais de um dos seguintes campos ou subáreas de conhecimento: (1) teoria, história e crítica; (2) projeto de arquitetura; (3) projeto urbano e paisagístico; (4) tecnologias do ambiente construído; (5) representação e tecnologias da informação.

Fonte: http://www.2enanparq.ct.ufrn.br/historico.html

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan