Concurso Nacional – Campus Cabral – UFPR

campus-cabral-ufpr

Em 2012 a Universidade Federal do Paraná completa 100 anos de existência. Mesmo ano em que o Curso de Arquitetura e Urbanismo – CAU-UFPR completa 50 anos de sua criação. Uma Universidade centenária e um curso cinqüentenário viram-se na busca de um consenso: garantir excelência arquitetônica para suas obras de ampliação. Excelência que pode ser observada, por exemplo, em obras da década de 1960, como nos edifícios da Reitoria, na Casa da Estudante Universitária, no Prédio da Biblioteca Central e no Conjunto de Edifícios do Centro Politécnico. Excelência que faz parte do ideal do Curso de Arquitetura e Urbanismo.

Durante os últimos anos, o Departamento de Arquitetura e Urbanismo lutou para que a Universidade abraçasse a idéia do Concurso Público de Projetos, opção transparente, igualitária e democrática, que valoriza o profissional Arquiteto e Urbanista e que pode, efetivamente, colaborar com a melhoria da qualidade de nossos espaços universitários ao premiar as melhores propostas.

Além disso, o DAU-UFPR vê na prática dos concursos também uma oportunidade de interlocução entre professores, estudantes e os melhores profissionais do Brasil, o que colabora com o ambiente acadêmico de construção do conhecimento.

Nosso desafio nesse primeiro concurso é o Novo Campus Cabral da UFPR, cujo programa de necessidades inclui novas dependências para os cursos de Artes, Comunicação e Design, bem como novas sedes para a TV e Rádio Universitárias, a reserva técnica do Museu de Arqueologia e Etnologia – MAE; além de uma livraria para a Editora da UFPR e espaços para ampliações futuras.

Acreditamos ser essencial pensar a cidade para pedestres e ciclistas, e importante promover novos espaços de trocas entre a Universidade e a Sociedade, enfim, espaços que colaborem com uma Universidade viva, aberta e atuante.

A iniciativa da UFPR vem de encontro aos anseios da comunidade acadêmica pela excelência arquitetônica e, para tanto, convidamos arquitetos e urbanistas de todo o país para desenvolverem propostas para organizar, planejar e conceber novos espaços para a Universidade Federal do Paraná!

Comissão Organizadora do Concurso CAMPUS CABRAL UFPR

Cronograma

O cronograma do concurso é o seguinte, conforme o EDITAL DE CONCURSO N°01/2012 – PCU/ARQUITETURA:

1. Inscrições: 19/Abr/2012 a 04/Jun/2012

2. Período de consultas: 26/Abr/2012 a 06/Jun/2012

3. Visita dirigida ao local: 04/Jun/2012 das 14:00 às 16:00 horas

4. Período de entrega de Trabalhos: 19 a 26/Jun/2012

5. Julgamento das Propostas: 29/Jun a 02/Jul/2012

6. Divulgação do Resultado: 03/Jul/2012

7. Premiação, Exposição e Contratação do vencedor: 19/jul/2012 (data prevista, a ser confirmada).

 Fonte e inscrições: http://www.concursosarquitetura.ufpr.br/campuscabral/apresentacao/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan