Norma de manutenção de edificações é aprovada

NBR 5674 determina que a gestão do sistema de manutenção inclua meios para preservação das características originais da edificação e prevenção contra a perda de desempenho


Aline Rocha

Foi aprovada ontem (10) a NBR 5674, que trata das Manutenções de Edificações - Requisitos para o sistema de gestão de manutenção. A segunda consulta pública da norma estava disponível desde fevereiro deste ano e a revisão do texto foi aprovada em reunião da Comissão de Manutenção de Edificação (CE-02:140.01) do Comitê Brasileiro da Construção Civil (ABNT/CB02), realizada na sede do SindusCon-SP.
A norma estabelece que a gestão do sistema de manutenção inclua meios para preservar as características originais da edificação e prevenir a perda de desempenho decorrente da degradação dos seus sistemas, elementos ou componentes. A norma em vigor trata somente da questão operacional, sem entrar em detalhes na parte gerencial da manutenção. "Com a norma, pretendemos controlar todos esses processos de manutenção e, principalmente, registrá-los, para que todas as edificações tenham um histórico de trabalhos realizados no prédio", disse Ricardo Pina, do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e coordenador da comissão de revisão, durante a segunda consulta pública da NBR 5674.
O objetivo da norma é que as edificações tenham programas de manutenção preventiva. Conforme o documento, "a elaboração e a implantação de programa de manutenção corretiva e preventiva nas edificações, além de ser importante para a segurança e qualidade de vida dos usuários, é essencial para a manutenção dos níveis de desempenho ao longo da vida útil projetada".
A previsão é de que a norma seja publicada em até 60 dias.

Fonte: http://www.piniweb.com.br/construcao/tecnologia-materiais/norma-de-manutencao-de-edificacoes-e-aprovada-255995-1.asp

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan