Palmas é tema de dissertação de mestrado apresentada hoje na UFT.

A Arquiteta e Urbanista Sarah Afonso Rodovalho defendeu, na tarde de hoje, a sua dissertação no programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional, da Universidade Federal do Tocantins. O trabalho intitulado "Palmas, do projeto ao plano: o papel do planejamento urbano na produção do espaço", dentre artigos, dissertações e teses recentes, também tem Palmas como objeto de estudo. Segue o resumo da pesquisa.
  
Resumo
Acidade de Palmas foi concebida num momento de conquistas dos movimentos de Reforma Urbana, mesmo assim, ela foi implantada, ocupada e gerida sem expressar na sua estrutura urbana os anseios e premissas da nova ordem jurídico-urbanística. Coube a essa pesquisa de mestrado compreender de que maneira o planejamento e a gestão urbana em Palmas atuaram na produção do seu espaço urbano, sob a hipótese de que as ações políticas, no estado do Tocantins e na cidade de Palmas no período inicial de sua ocupação, foram determinantes para a realidade urbana hoje apresentada. Para tanto, a metodologia do trabalho se baseou em uma abordagem qualitativa, que articulou a fundamentação teórico-conceitual, a análise documental e a análise do discurso para alcançar os objetivos do trabalho. O processo histórico de implantação e ocupação da cidade, sua legislação urbanística e o protagonismo do governo estadual frente a tomada de decisões sobre  desenvolvimento urbano da capital confirmaram a hipótese de que a cultura política patrimonialista e clientelista determinou a produção do espaço urbano de Palmas mais ue as diretrizes de Projeto Urbanístico de 1989. De tal modo que, a cidade de Palmas produziou, enquanto era implantada, os principais problemas sociais existentes como a ilegalidade, a segregação socioespacial, a fragmentação, os vazios urbanos e a alta especulação imobiliária como a grande maioria das grandes e médias cidades capitalista modernas brasileiras. 

Da Banca de Defesa de Mestrado participaram os seguintes professores: Dr. Alex Pizzio da Silva (Orientador); Dr. Antônio José Pedroso Neto e a Dra. Patricia Orfila Barros dos Reis.




0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan