IAB/RS: Concursos Públicos de Arquitetura e Urbanismo para as estações do Metrô e seus entornos urbanos

O IAB/RS irá fazer contato com os responsáveis pelo Metrô de Porto Alegre para recomendar que os projetos das estações sejam contratados via Concurso Público, o que garantirá mais qualidade para este importante equipamento da cidade.
A construção do futuro da cidade não pode ficar atrelado à instrumentos e práticas do passado: licitação de menor preço e contratação direta de projeto é um equívoco muito grave que não resultarão em projetos e obras de qualidade.
O concurso é o instrumento mais moderno, porque retira dos gabinetes a decisão, mais democrático, porque permite a participação de todos os profissionais, e totalmente transparente porque garante à toda a população o acompanhamento de todas as etapas de discussão e seleção das propostas.
A cidade do Rio de Janeiro está dando um bom exemplo e selecionando seus projetos olímpicos via concurso público (Porto Olímpico, Vila Olímpica), seguindo o exemplo das grandes cidades que admiramos.
Em Porto Alegre, somente um concurso nacional de arquitetura que selecione um ou vários bons escritórios para a realização de projetos contemporâneos que transformem os equipamentos do metrô também em obras de arte da cidade e em atração turística. As estações serão simbólicas e serão transformadas em pontos de referência dos bairros.
Este é o futuro que queremos.


 Arq. Tiago Holzmann da Silva - Presidente do IAB/RS

Fonte: http://iab-rs.blogspot.com.br/2012/04/comunicado-iab-rs-concursos-publicos-de.html

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan