ESPAÇOS NARRADOS: a construção dos múltiplos territórios da língua portuguesa - submissão de trabalhos

O seminário propõe discutir os espaços revelados pela língua portuguesa, uma comunidade cultural de mais de 250 milhões de falantes, distribuídos entre Europa, América, África e Ásia.

A narrativa como forma de reconhecimento, compreensão e proposição de um devir é o foco de interesse do debate proposto no âmbito da língua portuguesa, o patrimônio cultural e de comunicação de sentimentos, percepções e visões de mundo que transita e viaja por estes múltiplos territórios.

Conhecer a variedade das narrativas nos seus mais diversos propósitos, meios, suportes e linguagens é uma forma de abordar os próprios pressupostos deste Seminário e, eventualmente, iniciar a construção de uma rede de pesquisadores interessados no tema proposto.

Voltemos a nossa atenção para as ações produzidas pela consciência inscrita na língua portuguesa ao se confrontar com o desafio do conhecimento do espaço, do território, da paisagem e do lugar: descrever, inventariar, discriminar, ordenar, cartografar, valorizar, eleger, formular, propor, fundamentar, imaginar, desenhar e sonhar.

A viagem é um tema onipresente nos espaços narrados - a própria narrativa é, antes de tudo, viagem – espaços (re)apresentados pela perspectiva do narrador a outrem. A língua portuguesa, seja como instrumento de representação dos territórios físicos ou imaginados, seja como atividade do pensamento, é essencialmente viagem: trânsito entre o visto e o imaginado, entre o percebido e o interpretado, entre a forma e o significado, entre a imagem e a palavra, entre a fala e a escrita. E sendo viagem, a língua é, sobretudo, aproximação.

Com igual importância, na proposta deste seminário emerge um outro tema central: o reconhecimento da valiosa contribuição da literatura para a arquitetura e o urbanismo, para a sensibilização e para o entendimento da nossa sociabilidade, das nossas imensas culturas urbanas, das nossas expressões sobre o morar e o viver, das nossas cidades e da nossa gente.

Livros, revistas e jornais; romances, crônicas e poesias; manifestos, discursos e aulas; relatos, descrições e inventários; mapas, cartas e documentos; pintura, fotografia e cinema – narrativas sobre espaços, narrativas sobre nós mesmos, presentes na arquitetura e no urbanismo.

Sub-temas
1. O território da língua portuguesa e outros territórios: as crônicas, os inventários e a literatura.

2. Patrimônio histórico: modelos e práticas que viajam com a língua portuguesa.

3. Arquitetura e Urbanismo: a navegação das ideias.

4. Viagens e iconografias.

5. Cartografias: a palavra e o desenho.

6. Do genius loci às paisagens físicas e imaginárias.

Data: 29 de outubro a 01 de novembro de 2012.
Local: FAU/USP – Cidade Universitária – São Paulo, Brasil

Submissão de trabalhos: até 24 de abril de 2012

Fonte e maiores informações: http://www.fau.usp.br/espacosnarrados/index.html

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan