Intervenção Urbana: Coisas que gosto de fazer, porque sim (Parte I)

cosas_que_me_gusta_hacer_por_que_si_i-530x357Cortesia Laboratorio Escénico Visual

Coisas que gosto de fazer, porque sim si é a primeira de uma série de instalações urbanas que temos projetadas no Laboratório Cênico Visual com o objetivo de fortalecer o vínculo entre o cidadão e sua cidade.

Intervenção urbanaCortesia Laboratorio Escénico Visual

Desde algum tempo até hoje, temos pensado na idéia de poder obter os sucessos artísticos das plataformas convencionais para estabelecer uma relação distinta com o público. Desta forma, criamos esta primeira obra, com o único fim de procurar beleza para as pessoas comuns, enquanto passeiam com a família ou seu cachorro, são confrontadas com uma ação artística inserida em seu espaço cotidiano.

Intervenção urbana02Cortesia Laboratorio Escénico Visual

Nos abrimos para a pergunta: De qual maneira as expressões artísticas podem contribuir e fortalecer o vínculo entre o habitante e a urbe? Apetece-nos observar como as instalações da série Coisas que gosto de fazer, porque sim convida o transeunte a parar em frente àqueles espaços que poderíamos denominar de não-lugares; é dizer, locais existem, mas que não conjugam parte da história do cidadão, porque não está integrado como algo que é próprio a ele. Cremos que ao nos apropriarmos destes não-lugares, instalando sobre eles um feito artístico, despertamos no transeunte um processo de identificação e, portanto desde este momento a diante seu vínculo com o entorno se modifica, ampliando-se à si mesmo seu capital cultural e o da nação.

Intervenção urbana01Cortesia Laboratorio Escénico Visual

A maioria das pessoas que confrontaram com a instalação feita no Parque Florestal responderam à ela, tirando fotos, imortalizando o momento em que sua história entrou em comunhão com a história desta árvore em particular. Este exercício que queremos instigar, o de enlaçar o indivíduo com aquilo que o pertence.

Veja o vídeo:

Texto Original em espanhol por : Antonia Landa e María Luisa Portuondo. Laboratorio Escénico Visual

Fonte: Helm , Joanna . "Intervenção Urbana: Coisas que gosto de fazer, porque sim (Parte I)" 15 Apr 2012. ArchDaily. Accessed 16 Apr 2012.  http://www.archdaily.com.br/43456/intervencao-urbana-coisas-que-gosto-de-fazer-porque-sim-parte-i/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan