Azulejo ou pastilha: entenda a diferença e escolha o ideal para seu projeto


Na hora de decidir o revestimento da cozinha ou dos banheiros, as primeiras opções que nos vêm à cabeça são os tradicionais azulejos e as modernas pastilhas.
Embora sejam peças com propriedades parecidas, alguns aspectos nos ajudam a decidir qual revestimento é ideal para cada ambiente e qual nos atende melhor.
Separamos neste guia as diferenças, vantagens e desvantagens de azulejos e pastilhas. Confira.
mosaico de azulejo cozinha
_Azulejos
A variedade de azulejos no mercado atualmente é estonteante. Personalizados, com padrão, lisos, pequenos e grandes - tem para todos os gostos e para todas as situações.
Além da variedade estética, os materiais são diversos também. Podem ser feitos de cerâmica, porcelana, mármore, tijolo ou vinil - e, é claro, cada um tem suas especificidades.

azulejo retrô azul | azulejo bolas vermelhas | azulejo ladrilho verde
Essas peças são extremamente versáteis. É possível aplicar azulejos em quase todos os ambientes da casa.
azulejo clean banheiro pequeno
Comumente utilizados em ambientes como banheiros e cozinhas, essa imensa variedade de azulejos requer um pouco de atenção: alguns materiais precisam de cuidados especiais para manutenção e instalação.
Opções mais caras como o azulejo de mármore por exemplo precisam ser limpos e selados regularmente e exigem o uso de produtos de limpeza específicos para o material.

azulejo barcelona | azulejo preto e cinza | azulejo decor pb
Os de cerâmica são uma boa escolha para orçamentos apertados e para quem não pretende ter muito trabalho para manter o revestimento em boas condições - a manutenção é mínima e são bem práticos para assentar.
azulejo na sala de estar decoração
Com a variedade de padrões nos azulejos, essas peças têm feito parte da decoração de ambientes que fogem do comum: um exemplo são paredes em salas de estar com mosaicos de azulejos. Leia mais sobre essa ideia aqui.
De modo geral, são resistentes a umidade e manchas. Azulejos de boa qualidade, com bom assentamento e mantidos da maneira correta podem durar a vida toda.
pastilha marrom banheiro revestimento
_Pastilha
As pastilhas são peças pequenas e delicadas que destacam detalhes arquitetônicos do ambiente. Tiram a monotonia de qualquer cômodo e trazem cor e movimento à casa.
São feitas principalmente com 3 materiais: vidro, porcelana e cerâmica - mas hoje já é possível encontrar pastilhas de madeira e metal no mercado.
mosaico pastilhas cozinha amarela
As de vidro possuem um acabamento superior em relação às outras, devido a durabilidade do aspecto visual. Não perdem o brilho e nem desbotam.
Além disso, a absorção de umidade dessas peças é inferior à 0,05%, sendo um revestimento altamente indicado para banheiros, cozinhas, varandas ou piscinas.

pastilha bege | pastilha rosa antigo | pastilha lilás
Seu coeficiente de dilatação é quase nulo - o que permite que sejam expostas à grande variações de temperatura.
detalhe pastilhas mosaico banheiro branco
As de porcelana são extremamente duráveis, sendo inclusive uma opção recorrente na hora de escolher revestimento para fachadas expostas à ação da maresia ou do sol.
São práticas e de fácil limpeza, mas costumam perder um pouco do vigor no aspecto visual com o passar do tempo.
pastilha mosaico cozinha moderna
As de cerâmica são ótimas opções para revestimento de piscinas, pois são muito resistentes à ação do cloro.

pastilha cristal ask155 | pastilha cristal ask240 | pastilha de vidro ref. e821
Por serem peças delicadas, é muito importante que a contratação de mão de obra especializada na hora de instalá-las. Como são pequenas e de pouca espessura, qualquer descuido pode resultar em um acabamento defeituoso.
Comparamos abaixo as propriedades dos dois tipos de revestimento para ajudar você a escolher o ideal para seu projeto.
infográfico de prós e contras entre pastilhas e azulejos
imagens via Portobello, Casa Abril, Sua Melhor Decoração, UOL Mulher, Casa Bem Feita, Hdwalls, Curto Dicas
Fonte: http://www.bimbon.com.br/arquitetura/azulejo_ou_pastilha_conheca_as_diferencas_pros_e_contras_desses_revestimentos

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan