Atec Cultural - Palestra com Ana Gabriela Godinho Lima‏

29 de Setembro - Casas e casais, a residência Eames e outras residências famosas do século XX

A próxima palestra do Atec Cultural será realizada, com apoio da revista Projeto, no dia 29 de setembro e terá como tema: “Casas e casais, a residência Eames e outras residências famosas do século XX”.
Entre 1926 e 1929, a arquiteta irlandesa Eileen Gray projetou e construiu, com seu parceiro Jean Badovici, uma casa de veraneio em Roquebrune-Cap-Martin. A linda paisagem litorânea podia ser descortinada a partir das aberturas que se estendiam do teto até ao chão desse elegante volume concebido em “L”, ao mesmo tempo aberto e compacto. No projeto, as fronteiras entre arquitetura e design de interiores diluem-se. Foi batizada de E1027, um código relacionado às iniciais do casal de amantes. Separaram-se logo após o término da construção. Gray seguiu com a casa, em que recebia hóspedes como Le Corbusier, em um cômodo cujo acesso ocorre por uma elegante escada em espiral. Sem qualquer tipo de consentimento prévio, este deu-se a liberdade de produzir e completar, em 1938, uma série de murais nas paredes da casa de Gray. Ao publicar os murais, Le Corbusier omitiu a autoria do projeto da casa, facilitando, talvez inadvertidamente, a atribuição do projeto a si mesmo.

29 de Setembro, 19h30
 
Casas e casais, a residência Eames e outras residências famosas do século XX

Pouco menos de duas décadas depois, nos Estado Unidos, tomou lugar uma das iniciativas mais interessantes no âmbito da arquitetura residencial. Em janeiro de 1945, era publicado o edital das Case Study Houses. Empreendida por John Entenza, editor da revista de arquitetura californiana Arts & Architecture, a experiência consistia na idealização de casas para a classe média, que representassem uma visão inovadora do morar.
A casa projetada pelo casal Eames tornou-se uma das mais divulgadas e conhecidas do público amplo. Feita em estrutura metálica com painéis internos de fechamento, possuía dois pavimentos e setores separados para descanso e trabalho. Embora o trabalho fosse resultado de uma co-autoria, Ray Eames não chegou a obter o mesmo reconhecimento que Charles.
Na época em que Eileen Gray e Ray Eames estiveram em atividade, o reconhecimento do valor de seus trabalhos era eclipsado por uma visão predominantemente masculina da arquitetura e da história. Mais recentemente, arquitetas e designers como elas vêm sendo resgatadas e reconhecidas pelo valor e pelo papel de seus projetos pioneiros.
Ana Gabriela Godinho Lima, arquiteta e urbanista, professora e pesquisadora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Visiting Researcher na University of Hertfordshire, Reino Unido, é co-editora do BAC- Revista de Investigación y Arquitectura Contemporánea da Escola Técnica Superior de Arquitetura da Coruña, Espanha. Coordena os blogs "Feminino e Plural: Percursos e Projetos de Arquitetas e Designers” (femininoeplural.wordpress.com) e "Curso de Escrita”(cursodeescrita.wordpress.com). Suas pesquisas dedicam-se a explorar os processos criativos do projeto e as questões de gênero no ensino e prática de arquitetura e design, sobre os quais tem publicado livros e artigos.

A palestra será realizada no dia 29 de Setembro às 19h30.

Os interessados podem se inscrever por telefone (11) 3056-1800, pelo emailcomunicacao@atec.com.br ou comparecer no dia da palestra desejada com pelo menos 15 minutos de antecedência.

Fonte: http://trk.news.arcoweb.com.br/index.dma/DmaPreview?3670%2c781%2c82791%2c3b408f8a62ff602da30775294b12976f%2c1

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan