Centro de São Paulo começa a receber novos pisos de concreto autolimpantes

Projeto piloto em execução no calçadão da Rua Sete de Abril foi desenvolvido em parceria com a ABCP

Kelly Amorim, do Portal PINIweb
10/Setembro/2015




A Prefeitura de São Paulo deu início nesta semana às obras de reforma do calçadão da Rua Sete de Abril, na República, que ganhará 3.120 m² de novo piso em blocos de concreto com superfície autolimpante. Os serviços orçados em R$ 2,1 milhões integram o plano de revitalização da região Central da cidade, que prevê a substituição de 60 mil m² de calçadas.
O novo material foi desenvolvido em parceria com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP). A tecnologia possui propriedades que são ativadas por meio da luz solar, retirando manchas e odores e permitindo a conservação dos blocos. Qualquer matéria orgânica que cai ou que penetre no bloco ao longo de um ou dois meses é vaporizada. Segundo a ABCP, a reação com matéria orgânica é obtida por um tratamento à base de dióxido de titânio na última camada do piso.
Os novos pisos também são mais resistentes, suportando grande quantidade de peso sem a formação de cicatrizes. A estimativa da entidade é de que o material não demande manutenção por pelo menos 30 anos e, em caso de perfuração, será possível retirar os blocos sem quebrá-los e depois implantá-los novamente.
O projeto também prevê a substituição das tampas do sistema de esgoto, que têm formato redondo, por tampas de concreto com requadro de ferro fundido e travas anti-vandalismo.
A previsão é de que as obras na rua escolhida para o projeto piloto sejam concluídas em abril de 2016.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan