Observatório lança livros sobre Fortaleza no SIMPURB 2015

Observatório lança livros sobre Fortaleza no SIMPURB 2015

O INCT Observatório das Metrópoles promove o lançamento, nesta quinta-feira (10/09), de dois livros sobre a metrópole do estado do Ceará durante o XIV Simpósio Nacional de Geografia Urbana. “Fortaleza: transformações na ordem urbana” analisa as mudanças e permanências ocorridas nas últimas décadas na RMF, território ainda dividido entre a cidade autosegregada e a cidade dos excluídos. Já o livro “Fortaleza: os impactos da Copa do Mundo de 2014” faz uma balanço crítico dos resultados do megaevento esportivo da FIFA.

Fortaleza: transformações na ordem urbana
O livro “Fortaleza: transformações na ordem urbana” integra a Coleção “Metrópoles: Território, Coesão e Governança Democrática” e representa para a Rede Nacional Observatório das Metrópoles o projeto mais importante no âmbito do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT). O objetivo da pesquisa é oferecer a análise mais completa sobre a evolução urbana brasileira, servindo assim de subsídio para a elaboração de políticas públicas nas grandes cidades e para o debate sobre o papel metropolitano no desenvolvimento nacional.
A coleção conta com 14 livros (em formatos PDF e e-book) que analisam de forma comparativa as principais mudanças urbanas nas principais metrópoles do país, no período 1980-2010.
Quinta maior região metropolitana brasileira, Fortaleza mantém, ainda hoje, um quadro de macrocefalia na estruturação da sua rede urbana, marcada por disparidades socioespaciais, concentração de investimentos públicos e privados, e desigualdade social. Segundo os professores Renato Pequeno e Maria Clélia Lustosa, as transformações urbanas da metrópole Fortaleza se inserem em um cenário de globalização da economia nas últimas décadas, atestados por um permanente processo de reestruturação produtiva, o qual ganha formas diversas desde a implementação de políticas governamentais inseridas num espectro que abrange do neoliberalismo ao neodesenvolvimentismo.
Nesse sentido, a metrópole de Fortaleza apostou, nesse período, em um programa de desenvolvimento urbano com foco no conceito de cidade estratégica, estimulando a competitividade entre as cidades, em detrimento do desenvolvimento regional e da cooperação intermunicipal.
É a partir dessa perspectiva da qual parte as análises presentes no livro “Fortaleza: transformações na ordem urbana”.


Fortaleza: os impactos da Copa do Mundo de 2014

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan