Calçada da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, é inaugurada oficialmente

Produzida pela artista Regina Silveira, intervenção ocupa mais de dois mil m² nas entradas do edifício

Kelly Amorim, do Portal PINIweb
2/Setembro/2015



A Biblioteca Mário de Andrade, na região Central de São Paulo, inaugurou recentemente a obra pública e permanente “Paraler”, da artista Regina Silveira, em sua calçada. Realizada com apoio do Itaú Cultural e da Associação de Amigos da Biblioteca Mário de Andrade, a obra consiste em um mosaico com formato ”L” e contempla as duas entradas da biblioteca, na esquina da Rua da Consolação com a Avenida São Luís.
Foram implantados mais de dois milhões de pedaços de porcelanato, que formam uma malha de cerca de dois mil m² e criam diversos desenhos da palavra “biblioteca” traduzida em português, italiano, espanhol, coreano, grego, alemão, russo, arábico, japonês, chinês e hebraico.
O Paraler foi projetado originalmente em 2002, com outra configuração e com o título Paving the Way (Pavimentando o Caminho, em português) e fez parte do projeto do novo edifício da New York Public Library, no bairro do Bronx, em Nova York, nos Estados Unidos. A proposta venceu o concurso Pencent for Art, promovido pela prefeitura local para artistas renomados, mas não chegou a ser executada.
Adaptada para a cidade de São Paulo, após a reabertura da Biblioteca Mário de Andrade, em 2011, a calçada levou pouco mais de dois anos para ser construída e foi entregue extraoficialmente em novembro de 2014.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan