Less is More. Imagem © Scott Carter
O artista Scott Carter é influenciado pela experiência de viver entre os materiais produzidos em massa, dos espaços e objetos que são inerentes à arquitetura e ao design contemporâneo. Seu trabalho se manifesta como objetos e instalações interativos, que facilitam as mudanças sutis ao valor e tentam redefinir a utilidade em relação às experiências cotidianas. A partir de paredes de galerias, é capaz de usar o material paratransformá-las em esculturas ou móveis. Com quatro projetos relacionados a este assunto, a sua prática é paralela ao discurso contemporâneo sobre a arte, design, arquitetura e som.
Conheça seu trabalho abaixo.
O trabalho de Carter é derivado da sensação de toque dos materiais. Através do processo de revisão dos materiais e suas funções, ele tenta afirmar o seu significado alternativo no ambiente construído, seja por meio deste ato, revelando as idiossincrasias sutis que coincidem com o aspecto físico da vida doméstica. Estas intervenções, em última análise, geram críticas concisas, lúdicas e criativas da nossa forma de experimentar o espaço e os elementos que habitamos.
PARTIDA (VERSÃO 1)
Departing (Versão 1). Imagem © Scott Carter
Em 2011, desenhou uma instalação arquitetônica que consiste em um busto em escala completa do escultor neoclássico Antonio Canova re-criado a partir das paredes da galeria. O busto original de gesso foi adquirido em 1975 por um colecionador italiano e é atualmente armazenado no Instituto de Arte de Chicago. Em seus 36 anos no Instituto de Arte, este trabalho nunca fora exposto. Ao explorar a obra original em 3D, Scott foi capaz de reduzir digitalmente a obra original e recriá-la a partir das paredes da galeria, cortando e empilhando seções individuais dos painéis de drywall. Este trabalho escava o museu em uma tentativa de desafiar a existência de valor em arte contemporânea e prática curatorial.
Ano: 2011
Local: Escola do Instituto de Artes de Chicago, Chicago Illinois
Técnica: corte de painéis de drywall das paredes da galeria, placas de aço galvanizado.
MENOS É MAIS
Less is More. Imagem © Scott Carter
Uma instalação arquitetônica que consiste em duas cadeiras LC3, totalmente funcionais, de Le Corbusier, que foram criadas para desconstruir as paredes que cercam o espaço. Este trabalho é dedicado à conversa com o modernismo e estética relacional a questionar o valor encontrado na arquitetura contemporânea, design e espaço da galeria.
Ano: 2010
Localização: Escola do Instituto de Artes de Chicago, Chicago Illinois
Técnica: corte de painéis de drywall das paredes da galeria.
INSTALAÇÃO VISUAL NA FEIRA DE ARTE DE LONDRES 2014
Feira de Artes de Londres 2014. Imagem © Scott Carter
Instalação vista recentemente, repetida "fora das regras de harmonia" criada no local para Beers Contemporary.
Ano: 2014
Localização: Feira de Artes de Londres 2014, Londres, Inglaterra
Técnica: corte de painéis de drywall das paredes da galeria.
UM COMPROMISSO TEMPORÁRIO (A TEMPORARY ENGAGEMENT)
A Temporary Engagement. Imagem © Scott Carter
Uma mesa e uma cadeira em escala 1:1 são cortadas das paredes de um espaço. Este trabalho investiga o significado da galeria através da reapropriação de material inerente à arquitetura existente.
Ano: 2010
Localização: Escola do Instituto de Artes de Chicago, Chicago Illinois
Técnica: corte de painéis de drywall das paredes da galeria.
Fonte:Yávar, Javiera. "Arte e Arquitetura: desconstruir paredes para construir esculturas por Scott Carter" [Arte y Arquitectura: deconstruir paredes para construir esculturas por Scott Carter] 16 Mar 2014. ArchDaily. (Julia, Maria Trans.) Accessed 17 Mar 2014. http://www.archdaily.com.br/br/01-182980/arte-e-arquitetura-desconstruir-paredes-para-construir-esculturas-por-scott-carter?utm_source=ArchDaily+Brasil&utm_campaign=2839274dfd-Archdaily-Brasil-Newsletter&utm_medium=email&utm_term=0_318e05562a-2839274dfd-407774757
0 comentários:
Postar um comentário