O 0E1 Arquitetos, através de seu braço colaborativo/investigativo 1E0 promoveu, em parceira com o coletivo Mobicidade e o TransLAB, uma oficina de redesenho e humanização de três setores de ruas do centro histórico de Porto Alegre - RS.
Veja a seguir as propostas que surgiram durante a oficina:
Estratégias
A legitimação da vocação natural de passagem peatonal das três ruas trabalhadas - Doutor Flores, Vigário José Inácio e Marechal Floriano - aumenta o conforto e segurança de quem transita.
Prancha 1. Image Courtesy of 0E1 Arquitetos
Foram buscadas alternativas econômicas e de baixo impacto na cidade. Sugere-se que as modificações sejam feitas em duas fases; a primeira consiste na simples instalação de balizadores para delimitar áreas veiculares com objetivo de atingir uma segunda fase na qual veículos e pedestres dividem a mesma superfície, sem separação entre pista de rolamento e calçada, tornando as ruas absolutamente acessíveis e confortáveis para todos.
Esquema 2. Image Courtesy of 0E1 Arquitetos Esquema 1. Image Courtesy of 0E1 Arquitetos
A relocação do mobiliário urbano como as bancas de revistas para locais não obstrutivos permite a passagem desimpedida além de ampliar o campo de visão do pedestre, garantindo sua segurança.
Relocação do mobiliário urbano. Image Courtesy of 0E1 Arquitetos
0E1 Arquitetos
- André Landini
- Angélica Magrini Rigo
- Eloisa Ricchetti
- Jessica Kichler
- Leonardo Brawl Márquez
- Lucas Schneider Zimmer
- Marcelo Bilibio
- Mathias Sant'Anna
- Rafael Saldanha Duarte
- Ruy Lunardi
Fonte:Romullo Baratto. "Resultado da oficina de desenho urbano “Rua para as Pessoas”, em Porto Alegre" 16 Mar 2014. ArchDaily. Accessed 16 Mar 2014. http://www.archdaily.com.br/br/01-182913/resultado-da-oficina-de-desenho-urbano-rua-para-as-pessoas-em-porto-alegre
0 comentários:
Postar um comentário