Da editora. Michelangelo aprendeu a ser arquitecto quando os códigos de competência e estabilidade do saber tiveram de ser rompidos para se encontrar a resposta necessária a cada problema concreto. Senhor de uma fé inabalável e municipalista convicto, reteve os antecedentes neoplatónicos instalados no espírito artístico florentino, a componente de valorização do papel do homem como ser e destinatário da arte e o sentido eminentemente científico do conhecimento ao serviço da democratização da vida na República.
Enfrentou os novos desafios com a consciência das suas limitações, mas com determinação para vencer as dificuldades que se colocavam a um profissional com formação de origem noutras áreas das artes plásticas. É verdade que a elevada competência em desenho acompanhou uma larga cultura humanística na sua fase de formação como pintor, primeiro, e principalmente como escultor. Mas, na época em que já homem feito, se viu envolvido nas tarefas de edificar, não estavam ainda clarificados os mecanismos do projeto arquitetônico e Michelangelo sentia-se algo ignorante em muitos aspectos técnicos fundamentais para um efetivo controlo dos sinais a conferir à produção do espaço real. Pensar sobre o objecto e destino da arte e aplicar essas noções ao exercício da arquitetura, revelava a complexidade do trabalho colectivo, mal articulado com a sua tendência de artista de produção individual.
Procuram-se os passos do artista criador abrindo o específico campo da arquitetura como atividade intelectual consciente e crítica, ao lado da poesia, porque é a esse nível que se colocam as questões principais da formação dos arquitetos. De facto, a grande crise económica e política que se abateu sobre as repúblicas urbanas do espaço italiano na transição para o século XVI, fez desmoronar todo o edifício social em que assentavam as teorias da arte. Particularmente pôs em causa a crença na autoridade espiritual dos pontífices de Roma e com ela, a ideia da autoridade absoluta dos enunciados sobre a criação da beleza. Produziu uma tal perturbação em todas as formas de expressão artística, que todo o sistema de regras e valores adquiridos ao longo do primeiro renascimento passou a constituir um mundo de dúvidas e perplexidades. Em Michelangelo, as ambiguidades de valor plástico insistentemente presentes nas opções de forma, bem como a livre interpretação dos modelos extraídos do vocabulário clássico são tentativas de construir uma sintaxe coerente com as novas condições do entendimento da arte. Colocou todas as suas capacidades e energias na procura constante de garantir a perfeição e o equilíbrio, tendo consciência de que para isso teria de reinventar todos os dias, para todas as situações, uma outra ordem de fazer.
O livro publica também um conjunto de 15 fotografias da obra de Michelangelo da autoria de Gabriele Basilico.
Sumário
Introdução
Academia platônica
Pietà
Fotografias de Gabriele Basilico
Espaço e formas
Glória dos Medici
Biblioteca para o povo
Domus Municipalis
Fábrica de São Pedro
Projetar na ruína
Referências bibliográficas
Michelangelo: aprendizagem da arquitetura
Autor: Domingos Tavares
Dimensões: 15 x 22,5 cm
Páginas: 152
Editor: Dafne Editora
1ª Edição - Porto, outubro 2012
Depósito legal n° 349856/12
ISBN 978-989-8217-20-2
Série Sebentas de História da Arquitetura Moderna
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Fonte:Igor Fracalossi. "Michelangelo: aprendizagem da arquitetura / Domingos Tavares" 20 Jan 2014. ArchDaily. Accessed 20 Mar 2014. http://www.archdaily.com.br/br/01-169711/michelangelo-aprendizagem-da-arquitetura-slash-domingos-tavares
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