Proposta de novo projeto para o Passeio Público é apresentada em Curitiba

Primeiro parque da cidade será revitalizado e terá mais espaços para promoção de atividades culturais, artísticas e de lazer

Maria Emilia Staczuk

i415302
SLIDE SHOW

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) apresentou nessa semana, em audiência pública na Câmara Municipal de Curitiba, o novo projeto para a revitalização do Passeio Público, primeiro parque da cidade. O trabalho, assinado pelo arquiteto Reginaldo Reinert, tem a finalidade de aumentar a segurança do local, resgatar sua importância histórica e diversificar as atividades e atrações oferecidas.
Segundo instituto, o projeto deve passar por adequações em virtude de eventuais sugestões feitas pelas população e, posteriormente, serão buscados os recursos para a viabilização do projeto. O órgão municipal diz ainda que não há data prevista para elaboração dos projetos executivos e complementares, nem para o início das obras.
O projeto original prevê uma grande área destinada às crianças, com instalação de playground e jogo interativo pelo qual serão apresentadas a geografia e a história de Curitiba. A partir do antigo portal de entrada do Passeio, o piso será todo refeito com uma brincadeira temática. Além disso, está prevista a realização de atividades de pintura e desenho para o público infantil, aos sábados.
Na área central, será implantado o Jardim das Cores, formado por alamedas repletas de canteiros multicoloridos, preenchidos com flores da estação. Ainda será instalada uma Praça da Música, com a reforma do palco flutuante, para a apresentação de concertos e outros espetáculos. O projeto também contempla a criação de uma área permanente de exposições, onde serão exibidas fotografias e obras de artistas plásticos.
Também está prevista a instauração da Alameda dos Enxadristas para privilegiar os jogadores de dama e xadrez. Nesse local, prevê-se a exposição permanente das peças de um grande jogo de xadrez criado pelo artista plástico Juarez Machado, que devem ser restauradas.
O viveiro de pássaros e quelônios será revitalizado, assim como o espaço destinado à feira de produtos orgânicos, que será ampliado e equipado com pontos de água e luz, além de proteção contra a chuva na frente das barracas. O projeto de paisagismo também prevê um novo espelho d''água.

Equipamentos públicos
Ainda entre as intervenções propostas, está a consolidação de duas ciclovias, uma externa e já existente, e outra interna, a ser implantada, ao lado da pista de caminhada, com 3,5 metros de largura cada. Para aumentar a área de circulação de pedestres e ciclistas, o tráfego de veículos no local será limitado a um local em específico para carga e descarga, bem como para o estacionamento de ônibus escolares. A área destinada ao aluguel de bicicletas será mantida e poderá oferecer outros serviços.
Os postos da Polícia Militar e da Guarda Municipal serão deslocados para a área externa, eliminando a circulação interna de viaturas e reforçando as ações preventivas. Também será instalada uma torre de observação na parte central do parque, facilitando o monitoramento. A praça de alimentação será reformulada para atender diversos públicos, além de pratos da culinária regional.

Fonte: http://au.pini.com.br/arquitetura-urbanismo/noticias/proposta-de-novo-projeto-para-o-passeio-publico-e-apresentada-308689-1.aspx

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan